GRAMADO – O Projeto de Lei 3.715 de 17 de dezembro de 2018 de autoria do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) que institui a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar na rede pública municipal de ensino, contemplou 1368 anos de seis escolas municiais de ensino médio da Várzea Grande, Vila do Sol e Altos da Viação Férrea.
Ronsoni disse que o uso do uniforme traz muitos benefícios, como segurança para os alunos, no caso de alguém se infiltrar no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar. O vereador também disse que incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escolas, e a igualdade.
No Projeto fica instituído a obrigatoriedade do uso do uniforme escolar a todas as escolas que receberem recurso municipal, emendas impositivas ou doação de parcerias privadas, destinadas a este fim.
Para a professora da escola Senador Salgado Filho ensino fundamental Ivanete Maria Cavallin, essa padronização através do uniforme facilita até para os pais, que não precisam estar se preocupando o que vestir nos filhos.
"Tem a questão da igualdade, por que normalmente as crianças notam muito na roupa do coleguinha e da coleguinha", explica Ivanete.
O vereador destaca ainda que a confecção dos uniformes foram feitas por trabalhadores do município, gerando renda local.
As escolas contempladas com a uniformização foram EMEF Padre Scholl do Carahá (23 uniformes); EMEF Carlos Barbosa da Várzea Grande (25 uniformes); EMEF Vicente Casagrande dos Altos da Viação Férrea (235 uniformes); EMEF Moses Bezzi da Várzea Grande (550 uniformes); EMEF Nossa Senhora de Fátima da Vila do Sol (440 uniformes); EMEF Padre Anchieta da Várzea Grande (95 uniformes).