InícioNotíciasSummit e povoamento açoriano recebem homenagem

Summit e povoamento açoriano recebem homenagem

Tempo de leitura: < 1 minuto


GRAMADO
– Durante sessão solene da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (21), os vereadores entregaram duas Moções de Aplausos. Na ocasião, foram homenageados o evento Gramado Summit, em uma proposição do vereador Celso Fioreze (PSDB), e os 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul, proposta pelo vereador Roberto Cavallin (Progressistas).

Em seu pronunciamento, o empresário Marcus Rossi destacou o empreendedorismo que Gramado leva em seu DNA e citou a história de sua mãe, Marta Rossi, como um exemplo a ser seguido. “Diga para um gramadense que não é possível, vocês verão em menos de um ano algo gigante”, declarou o idealizador da Summit.

Ângela Saionara de Oliveira fez o uso da palavra em tribuna representando a homenagem ao povoamento açoriano. Ela falou do orgulho em celebrar suas raízes e agradeceu o reconhecimento, destacando, também, o trabalho da historiadora Marília Daros. “Deixou um legado muito grande, sempre disse para nosso povo encher o peito e dizer que somos descendentes de português. Essa homenagem é para nós motivo de orgulho. Estamos muito felizes, esse momento nos enche de autoestima”, disse, emocionada. No final da cerimônia, a comunidade portuguesa em Gramado ofereceu um coquetel aos convidados com comidas típicas.

Gramado Summit

Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

O empresário Marcus Rossi criou o evento de inovação em Gramado e alcançou projeção internacional em três anos. A primeira edição foi desafiadora. Inspirado na Web Summit (maior conferência do mundo na área de tecnologia), o empreendedor queria reunir startups em estágio inicial e marcas já consolidadas no mercado em um mesmo ambiente.
Foi pelo esforço para convencer empreendedores gaúchos que Marcus concretizou o sonho e realizou a primeira edição do evento, em agosto de 2017. Na época, foram cerca de 800 visitantes e 40 palestrantes. Antes de ganhar notoriedade, o negócio começou justamente com o apoio financeiro de apenas R$ 30 mil da empresa familiar, que foram devolvidos já após a primeira edição.

A transição que levou o evento a se tornar uma empresa aconteceu durante a segunda edição. Com o sucesso do primeiro ano e os holofotes do mercado voltados para a edição de 2018, Marcus criou uma empresa, também chamada Gramado Summit. A terceira edição, realizada em 2019, foi um sucesso. Participantes de todos os estados brasileiros estiveram presentes no evento, bem como expositores internacionais, a exemplo de Canadá, Mônaco e Hong Kong.

Depois veio a pandemia, mas Marcus Rossi seguiu se reinventando, criando protocolos de segurança pioneiros, baseados em soluções tecnológicas. Além disso, trouxe em 2020 ao Brasil o Lobo de Wall Street para um evento imersivo.
A última edição do evento, realizada em abril deste ano, bateu recordes de vendas e de participantes. Foram mais de 6 mil visitantes e quase 300 empresas expositoras. Para 2023, a conferência já tem data confirmada: de 12 a 14 de abril.

Povoamento açoriano no Estado

Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Neste ano de 2022 celebra-se 270 anos do povoamento açoriano no Estado. No RS chegaram os 60 casais (em torno de 300 pessoas), enviados pela Coroa Portuguesa a juntar-se aos outros lusitanos que aqui já estavam. O objetivo da colonização açoriana era garantir a soberania portuguesa sobre o novo território conquistado da Espanha através dos Tratados de Madri e Santo Ildefonso, além, é claro, de garantir melhores condições de vida aos colonizadores que em sua terra natal enfrentavam terremotos e terras inapropriadas para as atividades agrícolas e pastoris.

Gramado faz parte dessa história, pois Tristão de Oliveira e José Manuel Corrêa são descendentes dessas famílias originárias do Arquipélago dos Açores, em Portugal, sendo os pioneiros povoadores de nossas terras, ambos tropeiros.

Atualmente vivem muitos descendentes luso-açorianos em Gramado, sejam pelos tropeiros Tristão e Manuel, que de suas tropeadas deram origem ao nome de Gramado, ou por outros ramos Açor descendentes, mas todos entrelaçados por sua cultura e o modo simples de viver e de um bem-querer às demais etnias que tão bem souberam receber.

Algumas famílias são: Oliveira, Corrêa, Cardoso, Moura, Gil, Dutra, Castilhos, Abreu, Narciso, Pereira, Dias, Paim, Bastos, Moreira, Rodrigues, Rosa, Nascimento, Silva, Silveira, Teixeira, Nunes, Martins, Freitas, Ferreira, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido