GRAMADO – Desde fevereiro deste ano, à frente do comando da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Gramado, o major Márcio Muller Batista fez um breve balanço das realizações e melhorias feitas neste 1º semestre.
O total de ocorrências atendidas na cidade entre 1º de janeiro e 30 de julho é 549. Atendimentos pré-hospitalares foram 440. Remoções da fonte de perigo 80 e de incêndios 29. Além disso, foram realizadas 18 palestras.
Sobre as melhorias, o comandante destacou que uma das necessidades da equipe era um novo veículo de resgate para melhor atender as ocorrências. O major explica que foi feita uma licitação com uma verba destinada pela Câmara de Vereadores, completada pelo Funrebom, para aquisição de um furgão, que deve ser transformado, até o final do ano, em uma nova ambulância de resgate.
O major diz ainda que hoje a Companhia conta com dois caminhões e um veículo de resgate e três viaturas leves, mas que nas operações de maior abrangência, como datas comemorativas, a exemplo do Natal e Páscoa, havia a necessidade de outro veículo para auxiliar nos resgates.
Outra melhoria destacada foi a construção de um telhado no quartel para que pudesse ser feita a remoção das viaturas que estavam expostas ao tempo. “Devido a problemas na estrutura do prédio, não era mais possível colocar os caminhões no antigo saguão”, ressaltou.
Batista revela que hoje 20% do novo componente efetivo são mulheres, e a corporação não estava adequada para receber o efetivo feminino, que não dispunha de alojamento, e por isso foram feitas algumas melhorias no prédio.