InícioSaúdeGramado e CanelaConsulta médica digital gratuita na Rua Coberta

Consulta médica digital gratuita na Rua Coberta

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Desde dezembro, junto com diversas atividades e atrações culturais, a população em geral pode realizar uma consulta médica, sem custo, na Rua Coberta. Uma estrutura montada pela empresa OláMed, com equipamentos médicos digitais, está oferecendo este serviço de telemedicina.

O Congresso Nacional aprovou a prática definitiva das atividades de telemedicina no dia 27 de abril (PL 1998/20). Até então, o atendimento à distância ocorria devido a Covid-19. “Com o advento da Covid a telemedicina só aproximou mais a tecnologia e o cliente. A telemedicina já era praticada só que de uma forma não oficial.  Conforme estatísticas, em torno de 80% de todos os atendimentos médicos podem ser resolvidos por telemedicina e cerca de 70% dos pacientes procuram um profissional para orientação e não para prescrição, o que hoje pode ser realizado sem sair de casa”, disse o diretor médico da OláMed, Jair Dacá.  

O secretário da Saúde de Gramado, Jéferson Moschen, afirmou que a busca pela telemedicina (culta médica à distância) já está no projeto de governo da atual gestão. “Nós fizemos o contato com a empresa OláMed, iniciamos uma parceria experimental durante o Natal Luz. E ficamos contentes com o resultado. Pretendemos fazer uma parceria mais expressiva para oferecer o serviço para turistas e gramadenses. É uma mudança de Cultura. Mas já utilizamos celulares para tantas coisas, agora podemos usar para consultar também. Nós temos buscado priorizar a atenção básica, mas também temos atitudes na média complexidade”, falou Moschen.

Segundo o secretário, a Prefeitura deverá fazer um processo licitatório, que ainda não tem data marcada, levando em conta que o serviço prestado pela OláMed é específico.

Consulta médica gratuita

Desde dezembro que a empresa está em Gramado, atendendo moradores e visitantes. Até o dia 2 de maio, a OláMed já havia realizado mais de 1.200 atendimentos. A consulta médica gratuita com o Clínico Geral seguem na Rua Coberta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ideia é que o serviço possa ser oferecido todos os dias, até às 22h.

Entre as centenas de pessoas atendidas pela OláMed, em Gramado, está a canelense aposentada, Marli Fátima, 60 anos. “Acho muito boa a iniciativa deles. Até para o pessoal que vem de fora. O atendimento é muito bom. A pessoa já sai com receita e tudo. Além do mais, o atendimento nos postos é para moradores e precisa cartão do SUS”, disse Marli. 

Jussara Bordin. (Crédito: Lucas Brito/JIH)

Já a gramadense Jussara Bordin, 76 anos, que utiliza o serviço diariamente, considera o atendimento ótimo. “Eu só atravesso a Rua Coberta e venho medir minha pressão. É uma maravilha. Não tem diferença nenhuma [do atendimento convencional]. Mando todo mundo pra cá. Eu recomendo”, disse.

Sobre a parceria: telemedicina

Uma parceria realizada no final do ano passado entre a Prefeitura, GramadoTur e OláMed Telemedicina permitiu a instalação de dois equipamentos médicos digitais: um Totem que funcionou na ExpoGramado até o dia 30 de janeiro e uma clínica digital, que segue em funcionamento na praça ao lado da Rua Coberta. O serviço, que é totalmente gratuito para moradores e visitantes, realiza consultas médicas imediatas e avalia em tempo real mais de 20 parâmetros biomédicos.

EMPRESA – Por meio do totem digital e da clínica digital, a empresa, com sede em Canoas, trouxe para Gramado tecnologia de ponta que proporciona resposta para prevenção e contenção de doenças. A partir dos resultados, o médico conectado diagnostica, prescreve medicamentos e encaminha o paciente, se necessário, para um especialista ou serviço de emergência. O sistema desenvolvido para atender grandes corporações e municípios é capaz de acolher qualquer paciente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas alguns toques no celular.

Texto: Lucas Brito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido