Início Notícias Saúde Dia D de vacinação contra o sarampo será sábado

Dia D de vacinação contra o sarampo será sábado

Tempo de leitura: < 1 minuto

Público-alvo da campanha, que vai até o dia 13 de março, é formado por crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos (Foto Lucas Boeira, Divulgação)

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul (SMS) realiza no sábado (15/2) o Dia D de mobilização nacional da vacinação contra o sarampo. As 49 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h, assim como um ponto estratégico no Centro da cidade, no 3º andar do Prataviera Shopping. O público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos.

O secretário Jorge Olavo Hahn Castro assinala que o principal objetivo da campanha é intensificar a cobertura vacinal em Caxias do Sul. "É a oportunidade de as pessoas que não tomaram nenhuma dose ou que receberam apenas uma das duas doses necessárias se protegerem e ajudarem o Município a se manter livre da doença".

A primeira etapa da vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março. O objetivo é atingir os não vacinados ou com quadro de vacinação incompleto. A campanha será realizada de forma seletiva, de acordo com as instruções do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, Caxias do Sul não apresenta casos de sarampo, porém, o município possui baixo índice de imunização, 61%, enquanto o preconizado é 95%. Rita Mota, coordenadora Interina da Vigilância Epidemiológica, explica que a adesão do público-alvo é imprescindível para o sucesso da campanha. "Para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país é importante que todos façam sua parte e atualizem seu quadro vacinal", afirma. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 3 a 31 de agosto, para adultos entre 30 e 59 anos.

Para receber a dose basta apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem perdeu ou extraviou o cartão é considerado não vacinado e, por isso, também deve ser imunizado.

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora). Em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para crianças entre os seis e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose, aos 12 meses; por isso, é chamada de dose zero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido