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Vereadores Jovens tomam posse e fazem uso da tribuna pela primeira vez

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MARTINA BELOTTO

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GRAMADO – A proposta de despertar o exercício de cidadania entre a garotada deu início ao projeto Vereador Jovem. Em parceria com as escolas, a Câmara proporciona aos alunos momentos de participação em diversas atividades do Legislativo, incluindo orientações sobre o funcionamento da Casa e a oportunidade de que os jovens apresentem proposições. Desta forma, o estudante eleito representa tanto a escola quanto o bairro em que reside.

Durante o período de um ano, os 18 vereadores jovens, eleitos por meio do voto dos colegas, participarão como autoridades em todos os eventos legislativos, além de terem encontros presenciais de 15 em 15 dias. Nesta quarta-feira (5), eles participaram da sessão solene de posse, oportunidade em que fizeram a eleição da mesa e o sorteio dos apadrinhamentos (cada legislador acompanha dois jovens). Nessa data, eles também fizeram o uso da palavra pela primeira vez.

A mesa diretiva eleita é formada pela presidente Luana Fassbinder dos Santos, pelo vice-presidente Pedro Randon, pelo 1º Secretário Pietro Geordano Alves Parmegiani e pela 2ª Secretária Vitória Schult de Souza.

 

Conheça os alunos e suas ideias

Camile Vitória da Silva Paz, da Escola Municipal Gentil Bonato: A adolescente de 14 anos já estava com o discurso pronto para usar na primeira sessão há três semanas. Ela conta que o motivo para participar é querer construir uma escola melhor para os alunos que estão ingressando. “Decidi participar para aprender mais sobre política e sobre o que está acontecendo em Gramado”, ressalta a aluna do 9° ano. Entre os primeiros pedidos de Camile estão melhorias no laboratório de ciências, revitalização da pracinha e construção de uma área coberta para o colégio.

Apadrinhada por Renan Sartori

 

Rayssa Brombatti Scheuer da Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho: A timidez da aluna do 8° ano foi deixada de lado para reivindicar melhorias por meio da participação no projeto. Moradora da linha Carazal, Rayssa afirma que busca melhorias no estacionamento da escola onde estuda, além de solicitar mais campeonatos entre todos os colégios.

Apadrinhada pelo Professor Daniel

 

Sofia Romero da Silva da Escola Municipal Maximiliano Hahn: Com o objetivo de fazer a diferença, ela acredita que o projeto possa mudar as pessoas. “É um ótimo aprendizado para mim. Vi a esperança de ajudar, de mostrar às pessoas aquilo que elas são capazes, de pensar no próximo. Vou me dedicar para isso”, frisa a estudante do 8° ano.  

Apadrinhada por Luia Barbacovi


 

Luana Fassbinder dos Santos da Escola Municipal Pedro Zucolotto: A estudante do 7° ano pensa que é “através da política que decidimos o nosso futuro e do nosso país”. Ela também aponta alguns pedidos para a escola, como reforma no pavilhão, drenagem no campo de areia, além de um melhor acesso para pedestres do bairro Três Pinheiros à Perimetral.

Apadrinhada por Rafael Ronsoni

 

Pietro Geordano Alves Parmegiani da Escola Municipal Presidente Vargas: O desafio de falar na frente de diversas pessoas foi vencido pelo estudante de 14 anos. Ele acredita que o projeto seja uma oportunidade de mudança. “Minhas primeiras propostas são pintar o pavilhão da escola e colocar uma quadra de areia esportiva”, comenta o aluno do 9° ano.

Apadrinhado por Manu da Costa

 

Guilherme Fedrizzi Dalpiaz da Escola Municipal Presidente Vargas: Morador do bairro Piratini e estudante no bairro Avenida Central, o jovem promete um olhar atento às questões de diversas comunidades de Gramado. “Todos podem contar com a minha ajuda para melhorar a qualidade de vida da cidade”, aponta o aluno do 7° ano.

Apadrinhado por Rosi Ecker Schmitt

 

Stephanie Eduarda Oliveira da Silva da Escola Municipal Vicente Casagrande: A adolescente do 8° ano afirma estar ingressando em uma “jornada para fazer parte do crescimento do meio onde vivemos, para ver como o trabalho de cada um é importante”. Entre suas primeiras solicitações estão a ampliação do prédio e das salas da escola e melhorias na sala de informática. Ela também pede urgência com relação à caixa d’água do colégio e pede atenção à Associação de Moradores da Viação Férrea.

Apadrinhada por Luia Barbacovi

 

Deivid Noel Maciel da Escola Municipal Carlos Nelz: Honrado em participar do projeto, o adolescente do 9° ano afirma se comprometer para trazer benefícios à população escolar e de seu bairro. Ele também vê a oportunidade para praticar princípios éticos.

Apadrinhado por Rosi Ecker Schmitt

 

Vitória Schult de Souza da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima: Ela enxerga o Legislativo como um espaço de participação e reivindicação. “Sempre vão existir melhorias para minha escola e para o meu bairro. Sei que aqui nossas demandas serão ouvidas. Vou dar o meu melhor para isso”, ressalta a aluna do 9° ano.

Apadrinhada por Volnei da Saúde

 

Guilherme Oliveira Obem da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima: Entusiasmado para contribuir com mudanças, o jovem já elencou sugestões, sendo elas “melhorias na sinalização do trânsito da Vila do Sol para evitar acidentes, arrumar alguns pontos na iluminação no bairro e construir uma quadra de vôlei para a escola”, sugere o estudante do 9° ano.

Apadrinhado por Manu da Costa

 

Jaqueline Dambrós da Escola Municipal Mosés Bezzi: O intuito de participar do projeto é ajudar a escola em que estuda. “Estou aqui para representar todos que me escolheram. Quero ajudar meu bairro e meu colégio”, afirma a aluna do 9° ano.

Apadrinhada por Volnei da Saúde

 

Kauane Paula Pereira da Escola Municipal Mosés Bezzi: A jovem de 13 anos vê a oportunidade como um grande desafio para crescer e aprender. “Só posso agradecer a todos que me escolheram e me apoiaram. Vou encarar todos os desafios de ser uma vereadora jovem”, conta a estudante do 7° ano.

Apadrinhada por Dr. Ubiratã

 

Pedro Randon da Escola Municipal Senador Salgado Filho: O adolescente de 14 anos recebeu incentivo dos colegas para se candidatar e vê o projeto como um desenvolvimento da cidadania. “Aceito esse desafio com muito orgulho e responsabilidade, visando melhores condições à minha escola. Estou confiante e otimista que nossas demandas serão atendidas”, comenta o estudante do 9° ano.

Apadrinhado por Dr. Ubiratã

 

Julia Cardoso da Escola Municipal Senador Salgado Filho: Ela, que já foi líder de classe, abraça o projeto para aprender ainda mais. “Está sendo uma experiência muito bacana, estamos descobrindo muitas coisas. Também acho um momento importante para pedir sobre as lâmpadas queimadas do bairro Piratini, além das divisórias no banheiro feminino da escola”, frisa a jovem de 11 anos, aluna do 6° ano.

Apadrinhada por Rafael Ronsoni


 

Aline Lovatto Rodrigues da Escola Estadual Ramos Pacheco: Moradora do bairro Floresta, a jovem de 14 anos relata que está envolvida no projeto para aprender sobre democracia e para ajudar sua comunidade. “Quero levar reivindicações da escola para o bairro, como melhorar a pintura do colégio”, destaca a estudante do 8° ano.

Apadrinhada pelo Professor Daniel

 

Jonathan Chaves Nunes da Escola Estadual Ramos Pacheco: O objetivo do jovem enquanto vereador jovem é promover integração entre sua escola e o Legislativo. “Mesmo não tendo idade para votar, podemos exercer a cidadania através da participação. Não precisamos ter partido político, apenas interesse em participar”, salienta o aluno do 9° ano.

Apadrinhado por Everton Michaelsen

 

Guilherme Mazzurana Ghesla da Escola Estadual Nossa Senhora da Pompéia: O estudante do 8° ano afirma que irá contribuir “para uma melhora estrutural e cultural do seu bairro, levando sempre em consideração os interesses do povo”. Ele cita a dificuldade na situação dos banheiros da escola e na ausência de um espaço coberto para a prática de esportes.

Apadrinhado por Everton Michaelsen

 

Jeferson Lima da Rosa da Escola Estadual Santos Dumont: Diversas ideias já passam pela cabeça do estudante de 13 anos, do 8° ano. Ele, que quis participar do projeto para mudar a sociedade, já elencou prioridades. “Vou fazer o meu melhor para mudar a consciência das pessoas”, salienta. Jeferson destaca a necessidade de melhorar o piso do saguão do colégio, que é muito úmido e pode machucar as crianças que brincam no espaço.

Apadrinhada por Renan Sartori

 

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