InícioNotíciasPolíticaProtocolado novo pedido de impeachment

Protocolado novo pedido de impeachment

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na sessão da Comissão Representativa foi lida a carta de renúncia de Cassina e Frizzo (Fotos Pedro Rosano, Divulgação/Folha de Caxias)

A terça (14/1) foi movimentada na política de Caxias do Sul. Pela manhã, o encaminhamento de renúncia aos cargos de vereadores pelo prefeito Flavio Cassina/PTB e Elói Frizzo/PSB; à tarde, protocolo de pedido de impeachment de ambos, acusados de infrações político-administrativas.

O documento, que encaminha o oitavo pedido de impeachment, foi apresentado pelo dirigente comunitário Rodolfo Pereira Valim Júnior e Michele Carpinski da Silva. Segundo os autores, “os denunciados infringiram a lei e atentaram contra a dignidade e o decoro da conduta pública, porque assumiram cargo de prefeito e vice, praticando atos privativos do Poder Executivo ao não renunciarem ao cargo de vereadores, pretendendo, como dois malandros, terem dois mandatos ao mesmo tempo, ferindo de morte a Lei Orgânica de Caxias do Sul em seu artigo 55, II, alínea d.”

O presidente da Câmara, Ricardo Daneluz, determinou o encaminhamento para análise da assessoria jurídica da Casa. Num primeiro momento, a orientação foi no sentido de que esse tipo de documento precisa ser apreciado pelos vereadores em sessão ordinária. Desta forma, o tema será tratado na primeira sessão ordinária do ano de legislativo de 2020, em 4 de fevereiro. O rito de apreciação terá como base o decreto-lei federal 201/1967.

Pela manhã, na sessão da Comissão Representativa, Daneluz leu a carta de renúncia do prefeito Flavio Cassina/PTB e do vice Elói Frizzo/PSB aos cargos de vereador. A decisão foi a forma encontrada pelos representantes do Executivo para sanar dúvidas sobre a legitimidade dos atuais mandatos, depois do impeachment de Daniel Guerra/Republicanos.

Novos vereadores

Muleke (E) e Xuxa já desempenharam a função em outros momentos da atual legislativa

Com a eleição indireta de Cassina e Frizzo, os cargos ficaram vagos. Ainda na segunda (13), a presidência da Casa convocou os suplentes Clóvis de Oliveira/PTB, o Xuxa, e Wagner Petrini/ PSB, o Muleke. Ambos são os primeiros suplentes de suas respectivas siglas e já chegaram a assumir temporariamente o cargo.

Região Metropolitana, segurança e saúde pautaram as manifestações na sessão representativa da terça. Felipe Gremelmaier/MDB manifestou satisfação com a sanção da lei que oficializa o município na Região Metropolitana da Serra Gaúcha. "Agora, a cidade começa a destravar", espera o emedebista.

Alberto Meneguzzi/PSB cobrou mais segurança para o interior caxiense. Ele questionou os riscos pelos quais passam os agricultores por não haver proteção policial suficiente na zona rural. "Os agricultores saem para trabalhar e quando retornam ganham como prêmio a visita de assaltantes", lamentou, citando como exemplo assalto recente que sofreu o ex-vereador e produtor rural Raimundo Bampi.

Mudança e melhorias no acesso ao Bairro Forqueta, pela RS-122, foram reivindicadas ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) pelo vereador Adiló Didomênico/PTB, que pretende agendar reunião com o órgão para breve. Arlindo Bandeira/PP elogiou a nova administração municipal por abrir agendas aos vereadores e sugeriu a descentralização da entrega de medicamentos e de exames no interior por meio das Unidades Básicas de Saúde. Renato Oliveira/PCdoB defendeu a permanência da servidora Marguit Weber Meneguzzi como secretária da Saúde. A sessão foi realizada, novamente, no auditório da prefeitura em razão da falta de energia elétrica no plenário do Legislativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido