GRAMADO – O Poder Legislativo formalizou a entrega de três homenagens na noite da quinta-feira (14). Na ocasião, aproveitando o andamento da Festa da Colônia, que recebeu a Moção de Aplausos pela passagem dos 35 anos de instalação e pela 30ª edição em Gramado, outras duas moções foram entregues: a conquista de Willian Ponath, da Cabanha das Hortências, pelos três prêmios na 44° Expointer; e, a conquista do Laticínios Rupenthal com o 2º Melhor Queijo Colonial do Estado na 44° Expointer.
Para o prefeito Nestor Tissot, “Estes incentivos fazem com que as pessoas se motivem. A retomada dos eventos é fundamental, especialmente com eventos que temos tanto carinho”.
Willian Ponath foi um dos homenageados e fala sobre sua conquista: “Eu comecei muito cedo, mas sempre tive interesse pelo interior. Foi à paixão desde a infância que me incentivou”. Outro homenageado, Romeu Rupenthal, elogiou seus filhos:”Eu fico muito feliz porque vejo que nossos filhos estão indo bem”.
“É um orgulho imenso fazer parte dessas homenagens. Nossos colonos são as grandes estrelas e merecem o mais caloroso aplauso”, afirma a proponente da homenagem da Festa da Colônia, vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas).
Já para o vereador Ike Koetz (Progressistas), líder de bancada autor das moções para Willian e Laticínios: “É um orgulho imenso fazer parte dessas homenagens. Nossos colonos são as grandes estrelas e merecem o mais caloroso aplauso”.
O vereador Professor Daniel (PT), presidente do Legislativo destaca a importância de olhar para o interior. “Precisamos reverenciar quem está fazendo os bolinhos, as jantas, quem está expondo os seus produtos. Não podemos olhar para o interior como um lugar ultrapassado”.
Festa da Colônia
A história do evento inicia em 1985, após uma conversa do então prefeito Pedro Bertolucci com Noré Frota Michalski. A primeira edição aconteceu naquele mesmo ano, no pavilhão da Prefeitura de Gramado, com cerca de 100 pessoas. Depois de um período, passou a ocorrer na Praça Major Nicoletti; e, em seguida, na Praça das Etnias. Em uma única edição, também esteve no Lago Joaquina Rita Bier. Após 2011, fixou-se no Complexo Expogramado.
Entre os anos de 1985 e 2010, a Festa da Colônia acontecia por meio de comissões. No entanto, após 2013, a Gramadotur tornou-se a gestora do evento. Hoje o encontro envolve aproximadamente 230 famílias (diretas e indiretamente) – com nove grupos nos fornos. Além disso, há 22 espaços nas feiras, sete biers, duas cozinhas e jogos de bocha e cartas.
Willian Ponath
A Moção de Aplausos que visa celebrar a conquista de Willian Ponath, da Cabanha das Hortências, pelos três prêmios na 44° Expointer, é de autoria das bancadas do PSDB e do Progressistas. Willian recebeu dois títulos com seus animais da raça Gir e um título com a raça Indubrasil.
Ponath é morador da localidade da Linha Marcondes, onde iniciou o seu investimento em 2010, com 14 anos. Naquele período, comprou duas terneiras – daí em diante, selecionou os melhores animais para seus devidos investimentos e projetos. O amor pelos animais vem da sua família, que sempre trabalhou e viveu de vacas holandesas.
Em fevereiro de 2020, Willian registrou sua cabana: a Cabanha das Hortênsias – ABCZ e começou a registrar seus animais para poder concorrer.
Laticínios Rupenthal
A Moção de Aplausos que homenageia a conquista do Laticínios Rupenthal com o 2º Melhor Queijo Colonial do Estado na 44° Expointer é de autoria das bancadas do Progressistas e do PSDB. A tradição de trabalhar com leite vem de família, mas foi em 2016 que os filhos de Romeu e Silvane iniciaram com o Laticínios Rupenthal. Foi ali que Everson e Rafael começaram a agregar produtos para gerar mais valor ao leite. Hoje, o Laticínios Rupenthal é composto por 45 vacas em lactação, produzindo em média 1,3 mil litros de leite por dia. Da maior parte do leite são feitas produções próprias.