InícioPolíticaGramado e CanelaO que foi tema na Câmara de Vereadores de Canela

O que foi tema na Câmara de Vereadores de Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

CANELA – Na 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira (15), tiveram diferentes temas sendo abordados, e algumas questões importantes sendo mencionadas, que trouxeram debates significativos para a Câmara. A sessão, marcada pela presença de todos os vereadores, trouxe questões importantes sobre infraestrutura, gestão de resíduos, educação e saúde.

Diversas discussões focaram na gestão e melhorias para o município. Problemas com a coleta de lixo verde e problemas na saúde foram temas recorrentes, assim como a necessidade de investimentos em infraestrutura e conservação.

Destaque dos Vereadores

Alberi Dias (MDB) abordou problemas relacionados ao Lixo Verde, criticando a situação do local de coleta que frequentemente está fechado. Ele mencionou também a necessidade de contratação de empresas para a reconstrução da Rota Panorâmica e do Passo do Louro, devido à falta de maquinário eficiente da prefeitura. O vereador ainda mencionou sobre a Capela do São Lucas estar fechada e citou que a prefeitura alega que está em reforma, mas quando passa nestes locais nunca tem ninguém trabalhando. O vereador ainda se manifestou sobre a falta de iluminação nas ruas da comunidade do Saiqui e Mirotti e que precisa ser colocado mais lâmpadas para uma maior segurança de quem precisa se locomover a noite. Alberi solicitou ainda um local adequado para a realização da coleta de sangue, para dessa forma ajudar no banco de sangue do Estado e também do município, além de pedir que as unidades móveis voltem a visitar os bairros para realizar atendimentos de saúde, como exames básicos.

Carla Reis (MDB) elogiou a Festa da Colônia e a organização do evento, sugerindo um evento posterior para talentos locais. Ela também fez uma indicação para a criação de um dia de parentalidade positiva, sugerido para 15 de setembro. Além disso, mencionou problemas de lixo nas proximidades do Ibama e a necessidade de preservar a cidade. Além disso, elogiou a secretaria de obras sobre um pedido que havia feito para a Vila Luiza que já foi realizado na mesma semana. Carla ainda mencionou algumas emendas destinadas para a cultura e a importância do desenvolvimento tanto cultural quanto do esporte no município para melhor formação dos cidadãos.

Carmen Moraes (PSDB) também falou sobre os problemas com o Lixo Verde e a necessidade de melhorias nas ruas devido à chuva. Ela destacou a importância de cadastrar famílias de baixa renda para o aluguel social e visitar essas famílias para entender suas necessidades. 

Emília Fulcher (Republicanos) relatou uma ação no Chapadão, onde várias secretarias e a Corsan se mobilizaram para garantir o abastecimento de água. Ela também mencionou uma reunião agendada com a Secretaria do Meio Ambiente para encontrar uma solução para os problemas com os freteiros e o Lixo Verde. A vereadora ainda fez um pedido de informação sobre uma caixa d’água disponibilizada no Loteamento Edgar Haack que não está chegando abastecimento.

Jefferson de Oliveira (PSD) mencionou que, apesar do recesso, os vereadores continuariam trabalhando devido a demanda que está sempre chegando. Ele discutiu a necessidade de suplementação para a reforma do prédio da Câmara e os problemas com a área destinada ao motocross, onde também está sendo destinado o Lixo Verde. O vereador também pediu que a prefeitura esclareça melhor os problemas que o município enfrenta, pois dessa forma não gera ruídos de comunicação.

Jerônimo Terra Rolim (PDT) destacou problemas trabalhistas no hospital e desmentiu fake news relacionadas aos aumentos salariais dos vereadores. O vereador ainda criticou a situação da educação em Canela e solicitou informações sobre a responsabilidade pela manutenção da ERS-476 importante para o transporte escolar. Também mencionou sobre o Hospital Sênior que está sendo realizado em Canela e que deve ser pago R$1 milhão para os cofres municipais em contrapartida e pede mais esclarecimentos de onde será destinado esse valor.

José Vellinho Pinto (PDT) comentou sobre a responsabilidade da prefeitura na questão do Lixo Verde e citou que a única culpada da situação é o executivo, que não se pode responsabilizar os freteiros pelo que está acontecendo. Vellinho ainda destacou a necessidade de licitações para resolver problemas de infraestrutura no interior do município, bastante prejudicado no mês de maio. Ele também elogiou iniciativas passadas do governador Pedro Simon para o desenvolvimento do turismo no município de Canela. Vellinho ainda mencionou o Hospital Privado sobre a contrapartida de R$ 1 milhão e questionou sobre um valor que já deveria ter sido pago um tempo atrás e até o momento não foi pago por um investidor do município, pelo fato da empresa não ter abites.

Luciano Mello (MDB) foi pessimista quanto à chegada de voos no aeroporto de Canela, mas destacou a importância de campanhas para atrair turistas. Ele também apoiou um projeto federal para reduzir os impostos de renda dos professores e discutiu a modernização do município e a diversificação da economia local. Destacou uma indicação que fez para o governo municipal regularizar a lei de inovação da cidade, assim concedendo benefícios para empresas que vierem para o município, também cita sobre atrair talentos, e fala sobre modernizar a máquina pública. Ainda relatou sobre a importância de o Hospital vir para Canela, pelo impacto econômico que geraria, trazendo de 300 a 500 vagas de empregos, que precisariam de mão de obra qualificada. Ainda menciona a importância da ACM, do CIDICA e de uma universidade para a cidade.

Marcelo Savi (MDB) mencionou a necessidade de melhorias na estrada que leva ao motocross e onde hoje está servindo para o depósito do lixo verde. Savi também citou outros projetos de infraestrutura, como a pavimentação de ruas e a melhoria de escolas. Também mencionou o retorno das obras no quartel de Bombeiros. Ele ainda elogiou a Festa Colonial e destacou a importância do investimento no esporte. O vereador também mencionou sobre as farmácias populares e citou que precisa descentralizar a entrega de remédios para dessa forma se aproximar da comunidade. Savi também comentou sobre a cidade receber investimentos que venham para melhorar a economia canelense, além disso fala sobre emendas destinadas para o esporte. O vereador ainda falou sobre os LEDs que estão sendo colocados em todo o centro de Canela.

Votação

Os projetos, pedidos de informações e indicações votados na Sessão foram todos aprovados por unanimidade.

A sessão de ontem ficou marcada por um fato mencionado pela vereadora Emília Fulcher nas explicações finais, quando mencionou que tem casos em Canela de pessoas morrendo pelo fato de não ter hemodiálise no município, e que já se tem conhecimento desses casos do poder executivo. Outros vereadores ainda se pronunciaram sobre o caso, entre eles os vereadores José Vellinho Pinto, que cita que já se teve hemodiálise em Canela e era uma das principais formas que chegavam recurso para a saúde no município. Já o vereador Jerônimo criticou o governo municipal pelo fato de saber que tem pessoas precisando de hemodiálise e não ter o serviço na cidade, ainda cita sobre o município ter perdido o serviço de hemodiálise. A vereadora Carmen por outro lado explicou que o serviço de hemodiálise do município acabou indo embora devido ao fato de que estava tendo prejuízo pela falta de pacientes no momento, dessa forma indo para o município de Taquara. A vereadora Emília Fulcher e Jefferson ainda destacaram sobre o número de pacientes que hoje utilizam de outros serviços em Taquara, sendo ao todo 18 pessoas e mais algumas pessoas que utilizam o serviço em outras cidades da região metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido