CANELA – Nesta semana, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Canela optou por restringir os comentários nas redes sociais da Casa Legislativa. A maior motivação para tal decisão foi a maneira ofensiva, com pouca educação, e também o grande número de perfis “fake” que atacam as figuras políticas, podendo gerar imbróglios jurídicos, sobretudo por conta do ano eleitoral.
A Câmara segue recebendo normalmente as mensagens nas redes sociais da comunidade para comentários específicos ou para tirar dúvidas, assim como na ouvidoria da Casa e também no WhatsApp.
O vereador Jerônimo Terra Rolim destacou que nem mesmo setor de imprensa da Câmara ou algum Vereador recebeu cópia desta determinação, que já está em prática.
O vereador ainda informa que é inconstitucional tal medida, pois ela cerceia o cidadão de se manifestar, ferindo livre direito de se manifestar. E questiona desde quando esta regra está válida, pois uma postagem no Facebook envolvendo dois vereadores do MDB com mais de 30 comentários, foram todos apagados.
Por meio de um ofício, entregue a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi também declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.
Para o Vereador, a comunidade tem o direito de se expressar e emitir sua opinião. “Independente se os comentários são positivos ou negativos, não podemos restringir a população de emitir sua opinião, sempre dentro da ética e mantendo o respeito”, declarou Savi.
Atualmente todo e qualquer cidadão que entrar nas páginas do Facebook e Instagram não conseguirá realizar comentários.