Grupo pondera que valor poderia ajudar nas medidas de prevenção ao novo coronavírus (Foto Marcelo Rech, Divulgação)
O MBL-RS protocolou ofício na Câmara Municipal em que defende a redução dos subsídios dos vereadores e destinação do valor para ações de combate à Covid-19. O documento foi entregue ao presidente do Legislativo, Ricardo Daneluz, por Cainan Sardelic, coordenador municipal do MBL-RS, e Michel Pillonetto, porta-voz municipal do MBL-RS. O subsídio mensal bruto de um vereador caxiense é de R$ 10.607,83, sem direito a um terço de férias e 13º.
No encontro, o presidente comunicou que, nos próximos dias, o assunto será levado para avaliação da Mesa Diretora. Daneluz reiterou algumas das medidas já tomadas pelo Parlamento local a fim de minimizar prejuízos sociais e econômicos, a partir da Covid-19, como o repasse ao Executivo de R$ 2 milhões para aplicação na saúde. Os recursos provêm dos duodécimos, repasses mensais da Prefeitura à Câmara, como determina a Constituição.
Daneluz também informou que tramita na Casa projeto de lei protocolado pela Mesa Diretora em 2 de março passado, que congela o atual subsídio dos vereadores para a Legislatura de 2021 a 2024. Citou a economia geral para manter repasses mensais à Prefeitura até o final do ano para uso na saúde local; suspensão por três meses da concessão de diárias e transportes aos parlamentares; e estudo de reforma administrativa da Câmara a ser protocolado até o fim do mês de abril.
O Legislativo segue com campanha de coleta de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. As doações são recebidas na sede do Legislativo, na Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição.