CANELA–Com o período para o recadastramento se esgotandoamanhã, quarta-feira (11), o Cartório Eleitoral faz a última chamada para que os eleitores realizem o processo de recadastramento, que é obrigatório.
Para realizar o cadastro, o eleitor deve apresentar no cartório, documento de identidade em sua via original, comprovante de vínculo com o município e, se possuir, o título antigo. Os eleitores que não realizarem o cadastro biométrico terão seu título cancelado, consequentemente a pessoa não conseguirá emitir passaporte nem carteira de identidade.
A reportagem do Jornal Integração esteve no cartório e conversou com Lourdes dos Santos, que quando questionada porque esperou até os últimos dias para fazer a biometria, brincou. “É a mania do brasileiro, né? Deixamos sempre tudo para depois”. Lourdes disse que ficou aproximadamente 40 minutos na fila, e destacou o rápido processo de atendimento que o cartório proporciona. A mulher de 65 anos é moradora do bairro Canelinha e vota na escola Neusa Mari Pacheco.
Conforme o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cidade tem um total de 32.962 eleitores e apenas 25.972 (correspondendo a 78,78%) já realizaram o recadastramento, ou seja, ainda faltam 6.990 (que corresponde a 21,22%).O chefe do Cartório, Guilherme Cavagnol destaca que caso precise, o prazo será estendido.
O Cartório Eleitoral fica situado na rua Dona Carlinda, 450, em frente à Prefeitura, enos dias de semana funciona a partir das 12h até as 19h. Telefone (54) 3282.3041.
O eleitor pode realizar agendamento de atendimento pelo site www.tre-rs.jus.br, aba agendamento de atendimento, identificando o seu município, local de atendimento Cartório da 065ª Zona Eleitoral, selecionando dia e horário e confirmando seus dados.