InícioNotíciasPolíticaLegislativo de Caxias aprova projeto da liberdade econômica

Legislativo de Caxias aprova projeto da liberdade econômica

Tempo de leitura: < 1 minuto

No plenário da Câmara estavam apenas o presidente Ricardo Daneluz e a primeira secretária Tatiane Frizzo (Foto Fábio Rausch, CMV, Divulgação)

A sessão ordinária e as seis extraordinárias realizadas pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por meio virtual, nesta terça, 24, duraram 3h20 – das 10h30 às 10h50. Pela primeira vez em 127 anos de história do Legislativo, os vereadores votaram online, por meio de comandos remotos e autenticados, incluindo discussões mediante envios de arquivos de áudio. Em plenário, estavam apenas o presidente da Casa, vereador Ricardo Daneluz, e a secretária da mesa diretora, vereadora Tatiane Frizzo, além de servidores.

A situação decorre de resolução de mesa, associada às determinações de exceção, em razão do enfrentamento ao coronavírus. A Câmara está realizando apenas uma sessão por semana. O prazo de retorno à normalidade está programado para 5 de abril. Até lá o Legislativo segue sem atendimento ao público e priorizando o telesserviço ou a presença de servidores, em casos específicos.

O principal projeto da pauta obteve aprovação unânime. De autoria do próprio Executivo, a matéria institui a chamada liberdade econômica. Junto com o texto principal, passaram três emendas aditivas e duas modificativas.

Gestada no início de janeiro deste ano, quando o presidente da Câmara, vereador Ricardo Daneluz, estava como prefeito em exercício, a medida busca adequar os regramentos municipais à Lei da Liberdade Econômica Nacional. A iniciativa diminuirá a burocracia na liberação de alvarás, na ordem de 60%, conforme a Secretaria do Urbanismo.

Entre outros pontos, a proposição aponta para a criação do Comitê para Gestão da Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, composto por representantes do poder público. Se o projeto obtiver a sanção do prefeito, o Executivo terá 90 dias para regulamentá-lo a partir da sua publicação.

Nos debates, a vereadora Paula Ioris/PSDB salientou que, por meio das emendas, houve a tentativa de fortalecer a confiança e a boa-fé, o que, para ela, são princípios básicos da liberdade econômica. Alberto Meneguzzi/PSB atentou que o prefeito Flavio Cassina deveria colocar em prática legislação que resultou de iniciativa dele, quando parlamentar da Casa. Trata-se da concessão de incentivos fiscais a empresas que se instalarem em Caxias. O socialista pediu a criação da Agência Municipal de Empregos, como dispõe um dos seus projetos.

Para Edi Carlos/PSB, Elisandro Fiuza/Republicanos e Gustavo Toigo/PDT, a lei incentivará o empreendedorismo, com maior geração de empregos. Adiló Didomenico acrescentou que, em conjunto com o vereador Velocino Uez/PDT, tenta viabilizar a flexibilização na emissão de alvarás.

Também foi aprovado por unanimidade o projeto do Executivo que cede o espaço do prédio do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, no final da Rua Pinheiro Machado, em São Pelegrino, ao projeto Mão Amiga, de forma gratuita e por 20 anos, podendo ter prorrogação por igual período, desde que mantida a finalidade determinada. Por meio de mensagem retificativa da Prefeitura, também aprovada, foi garantida a inclusão da Mitra Diocesana como beneficiária da cessão. O espaço será reformado e adequado para atender população em vulnerabilidade social e idosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido