Na manhã desta sexta-feira (27), a Câmara Municipal de Caxias do Sul definiu a data do dia 9 de janeiro de 2020 para ocorrência das eleições indiretas para escolha do prefeito e do vice-prefeito que cumprirão o mandato do Executivo até o final de 2020. O ato ocorre em virtude da cassação do mandato do ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), que foi afastado do cargo após perder o processo impetrado pelo ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu.
Com a concretização da data para a realização do novo pleito eleitoral, a vereadora Paula Ioris (PSDB), atual presidente do Legislativo, recebeu na manhã desta sexta-feira (27) o Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subseção Caxias do Sul, Ivandro Bitencourt. O encontro serviu para que a tucana pudesse explicar a Bitencourt os passos que serão tomados pela Câmara Municipal durante o pleito eleitoral.
Após a reunião, Ivandro Bitencourt elogiou a importância do diálogo com as instituições para que o pleito se dê com lisura e transparência, levando harmonia às decisões. O pleito eleitoral indireto ocorrerá a partir das 8h30 no plenário da Câmara Municipal e a previsão é de que os trabalhos sejam abertos à comunidade. Para serem considerados eleitos como prefeito e vice-prefeito, os candidatos precisam da aprovação absoluta do parlamento, ou seja, o mínimo de 12 votos.