InícioNotíciasPolíticaDenise Pessôa denuncia erro em concurso para turismólogo

Denise Pessôa denuncia erro em concurso para turismólogo

Tempo de leitura: < 1 minuto

A vereadora Denise Pessôa/PT denunciou, na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira (22), um erro na questão 47 da prova para o cargo de turismólogo, do último concurso da Prefeitura de Caxias. No telão do plenário, ela apresentou uma imagem com a pergunta sobre qual é o número de municípios que compõem a Região Turística da Uva e do Vinho. Como respostas são apresentadas as alternativas de 45 a 49. Porém, nenhuma delas corresponde à verdade. A resposta correta é 29, conforme também demonstrou por meio do site do Ministério do Turismo.

De acordo com a parlamentar, o estranho é que a secretária de Turismo, Renata Carraro, realizou a prova, mas não entrou com recurso contra o erro. A prova de que ela sabia que nenhuma das opções estava correta está em dois momentos. A primeira foi em uma reportagem da mídia local, no dia 26 de junho, bem antes da realização da prova. “Nessa matéria ela expõe uma das justificativas para a troca da região, que foi algo que ela, inclusive, repetiu essa semana, que Caxias teria fronteira com quatro dos cincos municípios da Região das Hortênsias e que, em contrapartida, só com três dos 29 municípios da Região Uva e Vinho”, lembrou.

Denise salientou ainda que, mesmo sabendo do erro, a secretária se omitiu em relação ao fato. A vereadora fez questionamentos sobre o motivo que levou Renata a não entrar com recurso para anular a questão. “Por que será que a secretária de Turismo não fez recurso nessa questão? Por que essa questão não foi anulada? Será que essa questão é decisiva na colocação dela como segundo lugar? Ou será que a empresa fez essa questão dessa forma equivocada, para não dizer suspeita”, salientou.

A vereadora também questionou o reflexo desse fato perante a idoneidade do serviço público. Além disso, a credibilidade do restante da avaliação. “E aí a gente também fica se questionando sobre as outras provas. Será que foram tão sérias como essa?”, perguntou.

 

Périco pede exoneração

A ideia foi lançada pelo vereador Paulo Périco/MDB. Em aparte à Denise Pessôa, ele ressaltou a necessidade da verificação do edital do concurso sobre o prazo de recurso à prova. Conforme o emedebista, esse prazo poderá ser utilizado como uma espécie de desculpa, por parte da secretária, por ela não ter denunciado o erro. “Em determinados vestibulares, o prazo é até as 24 horas do dia da prova. Aí é que pode ter também o chamado pega-ratão. Ah, eu não percebi, por isso que não pedi anulação da questão. Isso também temos que analisar”, assinalou.

Périco indicou que Renata Carraro peça exoneração do cargo. “A secretária, ética e moralmente, não tem mais condições de seguir à frente da Secretaria de Turismo. Ela tem que pedir demissão”, afirmou.

 

O QUE DISSE O PDT…

 

GUSTAVO TOIGO – “Acho que a comissão de concurso público deve vir a público emitir uma nota oficial com relação a essa questão, anulando ou tomando alguma providência. Se permanecer isso pode colocar em xeque, inclusive, a lisura do processo desse certame de contratação de turismólogo no Município”.

 

RAFAEL BUENO – “Ela [Renata] não sabia que Caxias estava na Região da Uva e do Vinho, como o vereador Toigo, fora dos microfones, levantou. Ela afirmou por duas, três vezes que Caxias estava na Região das Hortênsias. E esse, vereador Flavio Cassina, foi o motivo de ela ter vindo aqui, explicar se Caxias estava ou não em qual região, e nem ela sabia”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido