REGIÃO – Os prefeitos de Canela, Constantino Orsolin (MDB) e Três Coroas, Orlando Teixeira (PSD), estiveram em Brasília na semana passada levando demandas de seus municípios. Uma pauta em comum é a Rota Panorâmica, que liga as duas cidades pela Linha São João e Linha Café e busca a pavimentação asfáltica desta ligação.
O primeiro encontro aconteceu no Palácio do Planalto, na Secretaria de Governo (SEGOV), onde foram recebidos pelo assessor especial de Relações Institucionais Abel Leite, o Chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Daniel Rodrigues e o assessor técnico da SEGOV Marco Júnior Jantsch. Na ocasião, houve a apresentação do projeto e entrega de documentos referentes a Emenda da Bancada Gaúcha aprovada e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019.
Esta agenda foi acompanhada pelo deputado federal Nereu Crespin (PSL); Álvaro Guimarães, assessor do deputado Giovani Cherini (PR); Beatriz Fagundes, assessora do deputado Giovani Feltes (MDB), Diogo Pacheco, assessor do deputado Márcio Biolchi (MDB) e João Luis Grando, assessor do deputado Danrlei de Deus (PSD).
No segundo encontro, o prefeito Constantino, o secretário Adjunto de Governança Planejamento e Gestão, Germano Junges e os vereadores Emília Fulcher e Marcelo Dhremer conseguiram uma audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, que garantiu conhecer o trajeto da Rota Panorâmica, pois em 2015, com o bloqueio total da ERS-115, utilizou o trajeto para retornar da Região das Hortênsias para Porto Alegre. O ministro garantiu que estudará um forma de viabilizar a liberação do recurso no Orçamento de 2019, para se dar início a tramitação junto ao Ministério do Turismo. Estiveram presentes neste encontro os deputados federais Giovani Feltes e Márcio Biolchi do MDB.
Os recursos para pavimentação de aproximadamente 22 quilômetros da Rota Panorâmica é fruto de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha, prevista no Orçamento de 2019, e que aguarda autorização da Casa Civil e da SEGOV para iniciar sua tramitação junto ao Ministério do Turismo. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 20,8 milhões para implantação desta rota turística.
“Estamos trabalhando em várias frentes, sempre contando com as parcerias com deputados federais. Precisamos desta rota turística e estamos fazendo nossa parte em busca da liberação de recursos”, comentou Constantino.