Aproximadamente 80 dos 148.501 eleitores do prefeito Daniel Guerra (Republicanos) se dirigiram na tarde desta terça-feira (17) para a Câmara Municipal de Caxias do Sul, onde manifestaram contrariedade ao processo de impeachment. Os manifestantes entoaram cânticos em favor do prefeito e mostraram faixas defendendo que o ato de impedimento é ilegítimo.
O vereador Renato Nunes (PR) participou do ato e foi um dos incentivadores, clamando para que o Legislativo arquivasse o processo contra Guerra. Nunes, que também é líder de governo na Câmara, estava com uma camiseta em que se liam os dizeres “respeite o meu voto”. Na opinião do republicano, Daniel Guerra só deve sair se for por vontade da população, nas eleições de 2020.
Além do vereador, membros da atual gestão municipal também estiveram presentes, entre eles o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan; a secretária de Urbanismo, Mirangela Rossi; e o chefe da Coordenadoria da Acessibilidade, Tibiriçá Maineri. Nesta quarta-feira (18), às 10h, a Comissão Processante apresentará parecer pelo arquivamento ou pelo impeachment do prefeito. Até a publicação desta matéria, Daniel Guerra não havia comparecido ao ato.