InícioColunistasColuna do WebinhaMedidas que deram certo

Medidas que deram certo

Tempo de leitura: < 1 minuto

Se tivesse organizado neste ano atípico, onde poucos assuntos tratados foram diferentes de vacinação, CPI, política ideológica, STF, uma relação de fatos e acontecimentos positivos, por certo, incluiria a vacinação nesta lista. Realizada de forma racional e organizada, tendo já atingido 2/3 da população com duas doses. Uma façanha para um país continental. Outro fato foi o auxilio emergencial do governo federal, montado com rapidez para socorrer a população desassistida e sem proteção social, chamada pela grande imprensa de os “invisíveis’. Socorro ocorrido principalmente durante o malfadado “fique em casa”. O auxilio contemplou 67 milhões de brasileiros, o equivalente a população inteira da França por exemplo, ou seis vezes a população de Portugal ou ainda 22 vezes a população do Uruguai. Não é pouca coisa. Foi reconhecido como o maior e mais efetivo programa do mundo, naquele momento crítico.

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Uma rápida olhadela no calendário do próximo ano, não permite queixas em relação aos feriados que caem em dias úteis. Feriados que ocorrem aos sábados não se conta mais. Lógico, para quem aprecia estas pausas, como o “Degas” aqui.
  • O pastor Jaime Afonso Dhein, após dez anos como líder espiritual da Comunidade Evangélica (IECLB) se aposentou. Será substituído pelo Pastor Eder Bartz oriundo da paróquia de Panambi (RS).
  • Toda vez que passo em frente àRua Torta de Gramado, observo movimentação depessoas. Sempre e a qualquer hora. Transformou-se em forte atração turística. A nossa, que poderia ser implantada ali no morro da Cruz, requereria investimentos de pequena monta, ainda mais considerando a privilegiada condição financeira da prefeitura de hoje. Falta a decisão.
  • Entabulei amizade com um imigrante venezuelano, o Toni, no momento trabalhando na construção civil. Das conversas um pouco atrapalhadas em razão do idioma, ouvi reiteradas vezes a expressão “meu país” num misto de respeito e saudade. Que atitude bonita! Estes conceitospátrios expressados pelas pessoas me encantam. Ninguém ama sua pátria porque é grande ou bela, mas porque é sua. Em tempo: Toni revelou que permanecerá no Brasil o tempo necessário para mudar o governo da sua Venezuela. Depois retornará.
  • A produção do tradicional programa de final de ano do Roberto Carlos desta vez caprichou. Ano passado, lembro que estava sofrível. Nesta edição houve esmero na escolha das músicas e dos convidados especiais. Já disse e repito: feliz a nação que escolheu a Pelé e Roberto Carlos como seus reis.
  • Há pouco tempo, a conhecida churrascaria existente ao lado do Hotel Caracol na saída de Canela para Gramado, alterou o seu nome, agora é “do Fundo da Grota”. Desconheço se cabe como nome de churrascaria, mas que é autenticamente gaúcho, não tenho dúvidas. Como o churrasco é típico do Rio Grande a associação parece pertinente, além de homenagear o autor da consagrada música, o cantor Baitaca.
  • Uma constatação recente minha. É impressionante o número de pessoas que sofrem com o famoso nervo ciático, e de outras degenerações e moléstias associadas com a coluna vertebral. Parece uma epidemia. Gente de todas as idades não somente o pessoal da certidão amarelada. Também impressiona a inoperância da medicina em diagnosticar um tratamento eficaz, uma cura. Cada caso passa a ser um caso. O que funciona para A não funciona para B. Paliativos somente e experiências médicas. Como há um bom tempo estou sofrendo e tratando destas dores, esta constatação foi possível fazer em razão dos contatos que fazemos a cada momento que terminam sendo saudáveis e confortantes.
  • No final do ano de 2006, a indústriaDauper comunicou sua saída de Canela, em razão de encrenca com a Prefeitura, até hoje pouco esclarecidas. Felizmente no final de 2010 anunciou sua volta, indo instalar-se em moderníssimaestrutura no Distrito Industrial. Por que retornou? Já contei a história tempos atrás neste espaço.
  • No dia 26 de dezembro de 2001, portanto há 20 anos, falecia o Jornalista Ricardo Luiz Frizzo, fundador do Nova Época. Tempos românticos, mas também de muito sacrifício. Parte de nossa historia ficou preservada graças ao Frizzo.
  • No final do ano passado, no último dia de dezembro a histórica Rádio Clube de Canela AM, parou de transmitir. Saiu do ar. A emissora funcionou interruptamente e sempre com o mesmo nome desde maio de 1951.

Que os justos anseios de cada um se realizem em 2022. Muita paz!

Julga-se um homem tanto por seus inimigos quanto por seus amigos”

Joseph Conrad

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido