InícioEconomiaGramado e CanelaLiberdade Econômica: como está na região?

Liberdade Econômica: como está na região?

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Simplificação de regras. Inovação. Competitividade. Essas palavras referem a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica – Lei Federal de 20 de setembro de 2019. Além disso, essa lei estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

Desta forma, a intenção é ter mais simplificação administrativa para um ambiente de regras claras e estímulo à competitividade, por exemplo. Um dos benefícios com a Lei de Liberdade Econômica é que as empresas de baixo risco ficam livres da obrigatoriedade de um alvará para funcionar. Como é o caso de um salão de beleza, sapateiros, bares e até serviços advocatícios.

Além disso, a lei permite o registro de empresas em residências, proibindo que o estado ou município exijam cadastro para que a empresa possa funcionar.

Canela e Liberdade Econômica

Conforme a advogada do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), Gabriele Grespan, que participa da comissão do projeto de lei da Liberdade Econômica e o Decreto de Regulamentação, a primeira minuta da lei foi aprovada pelos secretários e foi encaminhado para a Secretaria de Governo, que deve ser protocolado ainda esta semana na Câmara de Vereadores para leitura e aprovação.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, destaca a importância da lei para o município, por exemplo. “A regulamentação local da Lei da Liberdade Econômica trará uma série de benefícios aos empreendedores, uma vez que reduz a burocracia e simplifica os processos para a abertura de empresas”, disse o Melo.

Por exemplo, para o contador e vereador canelense, Alberi Dias, o município precisa criar uma lei se adequando a lei federal. A lei prevê que mais de 200 atividades não necessitam de alvarás para funcionar. “O município ainda não se adequou a Lei Federal. Isso prejudica todas estas atividades elencadas na lei. Exemplo, pedreiro faz MEI, depois do MEI pronto faz encaminhamento pra obter o alvará municipal. E conseguir pegar uma senha. Pra posterior emitir notas. Com o município se adequando, cortaria este ciclo de ter que encaminhar Alvará”, falou Dias.

Gramado e a Liberdade Econômica

O setor de Alvarás da Secretaria da Fazenda realizou, ainda em 2019, a entrega do primeiro Certificado de Inscrição Fiscal, por exemplo. O documento é para as empresas beneficiadas pela Lei Federal 13.874 (Lei de Liberdade Econômica). Para explicar, cabe lembrar que o presidente da Comissão de Legislação e Redação Final na época era o vereador de Gramado, Luia Barbacovi (atual vice-prefeito).

“Nós começamos e fizemos a regulamentação com ajuda do vereador Volnei [da Saúde] e com a aprovação de todos os vereadores. Quando nós assumimos no ano passado, nós trouxemos esta lei com apoio de diversas Secretarias. Nossa intenção sempre foi de incentivar e facilitar a vida do empreendedor. Portanto, nós fizemos o uso dessa lei, E também no Plano Diretor nós temos muitas atividades que são proibidas em bairros, por exemplo. São atividades que não causam problemas, são prestadores de serviço. Então o novo Plano Diretor deverá liberar. Todo o foco é incentivar quem quer gerar emprego e renda em Gramado”, disse Luia.

Texto: Lucas Brito de Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido