REGIÃO – “Eduque as crianças e não será necessário punir os homens”. A frase do filósofo e matemático grego, Pitágoras, falecido em 490 a.C. com aproximadamente 80 anos, foi proferida pela juíza da 2º Vara Judicial da Comarca de Canela, Simone Chalela.
Esta fala foi na noite de terça-feira (12), no Multipalco da praça João Corrêa, quando ocorreu a formatura de 12 turmas, dos 5º anos de 10 escolas, formando 340 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), neste segundo semestre. As aulas foram ministradas pelo soldado e instrutor Jeferson Secco Oliveira.
Uma multidão de alunos, com camisetas brancas alusivas ao projeto, tomou conta do espaço. Ansiedade para ver sua escola sendo mencionada, alegria e emoção quando o Hino da Vitória era tocado a cada instituição chamada.
Capitão Lemartine Venzo, representando o comando do 1º BPAT, agradeceu a confiança depositada na BM e no Proerd e citou o combate à violência e drogas.
“Aos diretores e professores que confiam na Brigada Militar, para que o nosso instrutor pudesse entrar nas salas de aula. Aos pais que autorizaram a participação de seus filhos no programa, e um agradecimento especial ao soldado Jeferson pelo empenho com cada turma. Hoje [terça-feira] é uma noite muito especial, parabenizo as estrelas da noite, os 340 formandos. Nós enquanto Brigada Militar continuaremos combatendo à violência e às drogas, e enquanto sociedade continuaremos resistindo”, pontuou.

Os pais acompanharam este momento importante das crianças. Como é o caso de Anilton Carlos da Conceição. Moradores do bairro São Luiz, o pai de Alice Santana da Conceição, estudante do quinto ano da Escola Santa Terezinha, destacou a importância do projeto.
“Para mim o Proerd é bem importante na orientação contra crimes, drogas e vários tipos de violência. O projeto ajuda na educação e segurança para que as crianças tenham um futuro melhor”, disse.
Já a mãe de Sofia Fagundes, Silvana Fagundes, externou a satisfação da filha em frequentar os estudos do projeto e destacou o apoio das famílias para dar seguimento. “O projeto é de extrema importância, pois as crianças são orientadas de várias formas. Desde combater a violência até o uso de drogas e seus malefícios. Deixando elas mais seguras para fazer suas escolhas. E ver as famílias apoiando e participando diretamente junto aos seus filhos, faz nós ter esperança de um futuro sem violência e sem drogas para futuras gerações”, citou.

Outro destaque da noite, a presença do mascote do Proerd, Leão Dare, que chegou ao evento descendo de uma árvore, por meio de uma tirolesa, com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Canela.
Em Gramado, a cerimônia do Proerd ocorreu semana passada, na Sociedade Recreio Gramadense, a formatura do segundo semestre do Proerd. Nesse ano, foram alcançadas todas as turmas do 5º ano, de todas as escolas de Gramado: rede municipal, estadual e particular.
Neste semestre as aulas foram ministradas pelo sargento Filipe Rezende, soldados Talita Raaber, Jeferson Martins e Elizandro Cerri, em oito escolas, para 13 turmas de 5º ano, no total alcançando 257 alunos.
O capitão Marcelo Montini, comandante da 1ª Companhia de Gramado agradeceu a presença de todos, do apoio dos órgãos públicos e demais parceiros de Gramado que acompanham na execução do Proerd. “Crianças não esqueçam do compromisso firmado aqui hoje e lembrem-se, vocês têm na polícia amigos! ”, finalizou.
Em Canela e Gramado, ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo estudado.

IMAGEM: Tiago Manique/JIH – Alunos se divertindo cantando a música do Proerd
Texto: Tiago Manique – [email protected].