InícioGeralGramado e CanelaProjeto que prevê o acolhimento de crianças não tem equipe para ser...

Projeto que prevê o acolhimento de crianças não tem equipe para ser colocado em prática

Tempo de leitura: < 1 minuto

Texto: Gabriel Bremstrop

[email protected]

CANELA – O projeto Família Acolhedora, sancionada pelo executivo canelense em 21 de dezembro do último ano, ainda não foi posto em prática devido à falta de funcionários para conduzirem o projeto na Secretaria de Assistência, Desenvolvimento social, Cidadania e Habitação.

O projeto que já existe em Gramado, chegou a Canela após uma insistência do Ministério Público para que o município adotasse o projeto para beneficiar crianças e adolescentes da cidade.  Segundo o secretário Arthur Pacheco, sua equipe de trabalho já está reduzida e é necessário mais funcionários para dar início ao projeto na cidade.

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação de Canela salienta que assim que o concurso público ser realizado e houver a contratação do profissional de assistência social o projeto será colocado em prática.

Um dos órgãos responsáveis pela fiscalização do serviço, o Ministério Público afirmou que está ciente da situação e que o município de Canela necessita desses avanços. “O Município de Canela precisa dar esse passo importante para um horizonte mais profissional no âmbito assistencial. A maioria das pessoas veem a assistência social tão somente do ponto de vista do assistencialismo simples (doação de cestas básicas por exemplo). A Assistência Social é muito mais que isso e Canela possui excelentes profissionais, infelizmente em número insuficiente para a implementação de programas extremamente importantes. O Município sabe dessa necessidade e tenho convicção de que fará o possível para ter os profissionais necessários para os trabalhos”, salientou o promotor do Ministério Público Max Guazzelli.

O projeto – O serviço de Família Acolhedora deverá acolher e atender crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por determinação judicial ou em caráter emergencial, que estejam em situação de risco pessoal ou social decorrente de abandono, negligência violência (sexual, física, psicológica), opressão, assim como na ausência dos pais e/ou responsáveis, ou ainda quando seus pais estão impossibilitados de cumprir suas funções de cidadão e cuidados.

O objetivo do projeto é promover o atendimento familiar de crianças e adolescentes afastados temporariamente da família de origem. Além disso, o projeto visa oferecer suporte às famílias de origem, fazendo com que superem a situação de vulnerabilidade o quanto antes.

O acolhimento terá caráter provisório e excepcional, sendo uma forma de transição para a reintegração familiar ou para a colocação em família substituta, se for o caso. A colocação em família substituta se dará por meio das modalidades de tutela, guarda ou adoção.

A família que acolher a criança ou adolescente receberá um subsídio financeiro mensal correspondente a R$ 1,212,00 durante o período do acolhimento. Esse valor é exclusivamente para os cuidados do acolhido, como: alimentação, higiene, vestuário, material escolar e outras despesas relacionadas à criança e/ou adolescente.

Em Gramado, o projeto Família Acolhedora foi sancionado pelo prefeito Nestor Tissot em outubro do ano passado, sendo realizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Abrigo Municipal. Os interessados em ingressar no projeto devem acolher crianças e adolescentes do Abrigo. Mais informações pelo telefone 3286.0791.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido