CANELA – Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista com a secretária Kenia Jaeger, que recebeu a equipe no gabinete, em meio à correria dos preparativos do 38º Sonho de Natal.
“Obrigada por esse convite, oportunidade, junto ao Jornal Integração, de estar com vocês e a gente poder falar de um tema tão encantador e que, sim, Léo, é muito trabalho desafiador. Mas a gente sabe que o sentimento é de construir um evento num novo momento para a cidade de Canela.”
Desafios e reconstrução
Kenia lembrou que os desafios começaram ainda no início do ano, com a transição de governo. “Não falo nem só deste evento, mas como aconteceu desde janeiro a transição de governo, um novo governo, uma nova gestão para a cidade de Canela. Os desafios que a gente foi encontrando nesses meses. Então, vamos lembrar que são apenas agora, entrando para o 11º, onde a gente está realmente transformando e reposicionando Canela, tanto no cenário turístico, cultural e dos eventos, mas para a comunidade também ter esse respeito, essa confiança.”
A secretária ressaltou o compromisso da equipe com a legalidade e o uso responsável dos recursos. “Cautela é a palavra que eu tenho usado, porque realmente a gente trabalha com os recursos públicos, com recursos oriundos de patrocinadores e, ao mesmo tempo, saber trabalhar com um orçamento disponível que ficou planejado no ano passado.”
O evento e sua dimensão
O 38º Sonho de Natal começou no dia 30 de outubro e segue até 18 de janeiro. “Gradualmente, a gente está na execução da decoração urbana. Então, a gente tem uma empresa licitada que está executando o projeto cenográfico de decoração urbana e agora, entrando em novembro, no dia 20 de novembro, a gente tem a abertura oficial, a cerimônia de abertura, junto com uma atração inédita, pela primeira vez junto com a RBS. A gente está realizando o primeiro Festival do Panetone.”
Segundo Kenia, a programação é extensa. “Já são mais de 250 atrações e intervenções artísticas, desfile, paradinha e, claro, confirmado também a descida do Papai Noel, onde a gente vai estar trazendo esse espetáculo único, esse show.”
O Festival do Panetone
Uma das novidades é o Festival do Panetone, em parceria com a RBS. “O Festival do Panetone foi uma ideia trazida pelo diretor regional da RBS, o nosso querido amigo Joel, em que a RBS tem esse viés de implantar eventos temáticos. Eles acharam que Canela seria o palco principal para esse Festival do Panetone.”
Para a secretária, o produto tem ligação direta com a identidade local. “O Panetone, sendo um produto também turístico, é um produto símbolo da nossa cidade. Em Garibaldi foi implantado o Gróstoli e em Santa Cruz também o Festival das Cucas. Então, Canela é palco do Panetone, junto com essa parceria, essa realização com a RBS.”
A importância da divulgação e dos patrocinadores
A secretária reconhece que a captação de recursos foi um desafio. “Não foi fácil, Léo. Não foi fácil, e é por isso que é desafiador. Porque, quando a gente fala no turismo, na cultura, nos eventos da cidade de Canela, nós estamos reconstruindo a imagem da cidade.”
Segundo ela, o poder público voltou a buscar leis de incentivo e parcerias de longo prazo. “Nós buscamos novamente que Canela fosse posicionada junto às leis de incentivo, tanto a LIC quanto a Rouanet, e, principalmente, os empresários conhecerem esse projeto e também ter esse pertencimento.”
Kenia lembra que o Sonho de Natal é 100% gratuito, sustentado pelo trabalho coletivo entre governo, empresas e comunidade. “Vale muito destacar que hoje o Poder Público tem o compromisso de trazer essa promoção turística e cultural. O Sonho de Natal é 100% gratuito e isso é o propósito das leis de incentivo: é trazer a classe cultural, as políticas culturais também. Mas, ao mesmo tempo, esse investimento que vem de cada marca é muito importante para que, lá no final, a gente consiga realizar toda a programação artística, os investimentos, a segurança, a limpeza, toda a parte de som, iluminação, painel de LED.”
Trabalho intersecretarias e segurança
Kenia enfatiza o papel da cooperação entre as pastas municipais. “Todas as secretarias estão se auxiliando. Turismo e Cultura precisam do apoio do serviço e também de melhorias, né? Para uma qualidade de uma decoração, para a implantação de uma praça, para ver os jardins tão bonitos.”
Ela também destacou o apoio dos órgãos de segurança pública. “Nós temos toda a ligação com a segurança pública do município de Canela. Então, os órgãos de segurança pública são muito importantes para a segurança da nossa cidade, mas principalmente para o turista que coloca essa referência na cidade: uma cidade segura, uma cidade tranquila.”
A essência familiar e o tema “Um Doce Sonho de Natal”
O tema deste ano busca resgatar o espírito familiar e a afetividade das celebrações. “O tema principal deste ano é um doce sonho de Natal e a decoração urbana já mostra esse carinho, essa proximidade, esse resgate da essência e essas lembranças tão lindas. Porque a gente sabe que o turista, quando vem a primeira vez, ele acaba vindo cinco, dez, vinte vezes.”
Segundo a secretária, esse é um Natal pensado para todos. “Nós somos a capital nacional dos parques temáticos. Além de toda essa tematização natalina, os nossos empreendimentos, os mais de 50 parques, museus e atrativos que a gente tem, estão à espera dessa família, desse turista, desse visitante que vem pela primeira vez ou tá vindo mais vezes pra aproveitar e permanecer na nossa cidade.”
Aldeia do Sonho e valorização do artesanato
Entre os espaços novos está a Aldeia do Sonho, montada atrás da Casa de Pedra. “Ali, o nosso turista, o nosso visitante, a comunidade vão poder caminhar livremente e ver o artesanato produzido pela Associação dos Artesãos e também por outros artesãos da nossa cidade, onde a gente vai ter um coreto lindíssimo para apresentações artísticas e culturais. Era um espaço que estava sem vida e agora, com o Sonho de Natal, a gente tem mais uma oportunidade de passeio e de conhecer o produto símbolo também da cidade de Canela, que é o artesanato.”
Planejamento e próximos eventos
Mesmo com o Sonho de Natal em andamento, a Secretaria já pensa adiante. “A gente realmente já está olhando para o 2026, principalmente o primeiro semestre, onde a gente tem um compromisso: Páscoa em Canela, logo na sequência o 32º Festival Internacional de Teatro de Bonecos, a expectativa da Semana do Bebê e logo iniciamos então, 20 de junho, a temporada de inverno.”
Ela explica que o trabalho é contínuo. “Enquanto a gente está agora entrando com o Sonho de Natal, toda a parte de planejamento, processos, licitações, programação, decoração — tudo o que envolve os bastidores — já tem que ser encaminhado.”
O sentimento pessoal e a missão
Ao final, Kenia falou sobre o sentimento de conduzir o turismo de Canela. “Eu aceitei o desafio pelo propósito desse realinhamento do que Canela realmente merece. Todo esse potencial que a cidade possui, toda essa grandiosidade de produtos turísticos, de clima, de história, de cultura, de eventos consagrados, me faz sentir o meu compromisso de poder executar esse conhecimento que eu já tenho ao longo dos meus anos de experiência.”
Ela também agradeceu à equipe. “Quero aqui te pedir permissão para agradecer à equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, que é uma equipe incansável, uma equipe muito dedicada, e que a gente aqui constrói, sim, sonhos.”
O convite final
Encerrando a entrevista, a secretária deixou o convite à comunidade e aos visitantes. “Em nome do nosso prefeito Gilberto César e de toda a comunidade, a gente convida a todos para virem vivenciar esse doce sonho de Natal: 38º Sonho de Natal de Canela. A cidade tem excelentes hotéis, excelentes restaurantes e somos a capital nacional dos parques temáticos. Traga a sua família, seu namorado, seu pet. Venha aproveitar a nossa cidade. Canela está com as portas abertas.”











