Novo momento

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista com a secretária Kenia Jaeger, que recebeu a equipe no gabinete, em meio à correria dos preparativos do 38º Sonho de Natal.

“Obrigada por esse convite, oportunidade, junto ao Jornal Integração, de estar com vocês e a gente poder falar de um tema tão encantador e que, sim, Léo, é muito trabalho desafiador. Mas a gente sabe que o sentimento é de construir um evento num novo momento para a cidade de Canela.”

Desafios e reconstrução

Kenia lembrou que os desafios começaram ainda no início do ano, com a transição de governo. “Não falo nem só deste evento, mas como aconteceu desde janeiro a transição de governo, um novo governo, uma nova gestão para a cidade de Canela. Os desafios que a gente foi encontrando nesses meses. Então, vamos lembrar que são apenas agora, entrando para o 11º, onde a gente está realmente transformando e reposicionando Canela, tanto no cenário turístico, cultural e dos eventos, mas para a comunidade também ter esse respeito, essa confiança.”

A secretária ressaltou o compromisso da equipe com a legalidade e o uso responsável dos recursos. “Cautela é a palavra que eu tenho usado, porque realmente a gente trabalha com os recursos públicos, com recursos oriundos de patrocinadores e, ao mesmo tempo, saber trabalhar com um orçamento disponível que ficou planejado no ano passado.”

O evento e sua dimensão

O 38º Sonho de Natal começou no dia 30 de outubro e segue até 18 de janeiro. “Gradualmente, a gente está na execução da decoração urbana. Então, a gente tem uma empresa licitada que está executando o projeto cenográfico de decoração urbana e agora, entrando em novembro, no dia 20 de novembro, a gente tem a abertura oficial, a cerimônia de abertura, junto com uma atração inédita, pela primeira vez junto com a RBS. A gente está realizando o primeiro Festival do Panetone.”

Segundo Kenia, a programação é extensa. “Já são mais de 250 atrações e intervenções artísticas, desfile, paradinha e, claro, confirmado também a descida do Papai Noel, onde a gente vai estar trazendo esse espetáculo único, esse show.”

O Festival do Panetone

Uma das novidades é o Festival do Panetone, em parceria com a RBS. “O Festival do Panetone foi uma ideia trazida pelo diretor regional da RBS, o nosso querido amigo Joel, em que a RBS tem esse viés de implantar eventos temáticos. Eles acharam que Canela seria o palco principal para esse Festival do Panetone.”

Para a secretária, o produto tem ligação direta com a identidade local. “O Panetone, sendo um produto também turístico, é um produto símbolo da nossa cidade. Em Garibaldi foi implantado o Gróstoli e em Santa Cruz também o Festival das Cucas. Então, Canela é palco do Panetone, junto com essa parceria, essa realização com a RBS.”

A importância da divulgação e dos patrocinadores

A secretária reconhece que a captação de recursos foi um desafio. “Não foi fácil, Léo. Não foi fácil, e é por isso que é desafiador. Porque, quando a gente fala no turismo, na cultura, nos eventos da cidade de Canela, nós estamos reconstruindo a imagem da cidade.”

Segundo ela, o poder público voltou a buscar leis de incentivo e parcerias de longo prazo. “Nós buscamos novamente que Canela fosse posicionada junto às leis de incentivo, tanto a LIC quanto a Rouanet, e, principalmente, os empresários conhecerem esse projeto e também ter esse pertencimento.”

Kenia lembra que o Sonho de Natal é 100% gratuito, sustentado pelo trabalho coletivo entre governo, empresas e comunidade. “Vale muito destacar que hoje o Poder Público tem o compromisso de trazer essa promoção turística e cultural. O Sonho de Natal é 100% gratuito e isso é o propósito das leis de incentivo: é trazer a classe cultural, as políticas culturais também. Mas, ao mesmo tempo, esse investimento que vem de cada marca é muito importante para que, lá no final, a gente consiga realizar toda a programação artística, os investimentos, a segurança, a limpeza, toda a parte de som, iluminação, painel de LED.”

Trabalho intersecretarias e segurança

Kenia enfatiza o papel da cooperação entre as pastas municipais. “Todas as secretarias estão se auxiliando. Turismo e Cultura precisam do apoio do serviço e também de melhorias, né? Para uma qualidade de uma decoração, para a implantação de uma praça, para ver os jardins tão bonitos.”

Ela também destacou o apoio dos órgãos de segurança pública. “Nós temos toda a ligação com a segurança pública do município de Canela. Então, os órgãos de segurança pública são muito importantes para a segurança da nossa cidade, mas principalmente para o turista que coloca essa referência na cidade: uma cidade segura, uma cidade tranquila.”

A essência familiar e o tema “Um Doce Sonho de Natal”

O tema deste ano busca resgatar o espírito familiar e a afetividade das celebrações. “O tema principal deste ano é um doce sonho de Natal e a decoração urbana já mostra esse carinho, essa proximidade, esse resgate da essência e essas lembranças tão lindas. Porque a gente sabe que o turista, quando vem a primeira vez, ele acaba vindo cinco, dez, vinte vezes.”

Segundo a secretária, esse é um Natal pensado para todos. “Nós somos a capital nacional dos parques temáticos. Além de toda essa tematização natalina, os nossos empreendimentos, os mais de 50 parques, museus e atrativos que a gente tem, estão à espera dessa família, desse turista, desse visitante que vem pela primeira vez ou tá vindo mais vezes pra aproveitar e permanecer na nossa cidade.”

Aldeia do Sonho e valorização do artesanato

Entre os espaços novos está a Aldeia do Sonho, montada atrás da Casa de Pedra. “Ali, o nosso turista, o nosso visitante, a comunidade vão poder caminhar livremente e ver o artesanato produzido pela Associação dos Artesãos e também por outros artesãos da nossa cidade, onde a gente vai ter um coreto lindíssimo para apresentações artísticas e culturais. Era um espaço que estava sem vida e agora, com o Sonho de Natal, a gente tem mais uma oportunidade de passeio e de conhecer o produto símbolo também da cidade de Canela, que é o artesanato.”

Planejamento e próximos eventos

Mesmo com o Sonho de Natal em andamento, a Secretaria já pensa adiante. “A gente realmente já está olhando para o 2026, principalmente o primeiro semestre, onde a gente tem um compromisso: Páscoa em Canela, logo na sequência o 32º Festival Internacional de Teatro de Bonecos, a expectativa da Semana do Bebê e logo iniciamos então, 20 de junho, a temporada de inverno.”

Ela explica que o trabalho é contínuo. “Enquanto a gente está agora entrando com o Sonho de Natal, toda a parte de planejamento, processos, licitações, programação, decoração — tudo o que envolve os bastidores — já tem que ser encaminhado.”

O sentimento pessoal e a missão

Ao final, Kenia falou sobre o sentimento de conduzir o turismo de Canela. “Eu aceitei o desafio pelo propósito desse realinhamento do que Canela realmente merece. Todo esse potencial que a cidade possui, toda essa grandiosidade de produtos turísticos, de clima, de história, de cultura, de eventos consagrados, me faz sentir o meu compromisso de poder executar esse conhecimento que eu já tenho ao longo dos meus anos de experiência.”

Ela também agradeceu à equipe. “Quero aqui te pedir permissão para agradecer à equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, que é uma equipe incansável, uma equipe muito dedicada, e que a gente aqui constrói, sim, sonhos.”

O convite final

Encerrando a entrevista, a secretária deixou o convite à comunidade e aos visitantes. “Em nome do nosso prefeito Gilberto César e de toda a comunidade, a gente convida a todos para virem vivenciar esse doce sonho de Natal: 38º Sonho de Natal de Canela. A cidade tem excelentes hotéis, excelentes restaurantes e somos a capital nacional dos parques temáticos. Traga a sua família, seu namorado, seu pet. Venha aproveitar a nossa cidade. Canela está com as portas abertas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido