REGIÃO – Com o crescimento do turismo sustentável no Brasil e no mundo, a figura do guia de turismo ganha ainda mais relevância como agente de educação ambiental e protetor dos ecossistemas. Muito além de conduzir grupos e relatar curiosidades, esse profissional tem a missão de gerar consciência ambiental, minimizar impactos e garantir que a experiência do visitante seja tão transformadora quanto respeitosa com o ambiente visitado.
Conforme o docente do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Gramado, Nelson Fernando Machado, o compromisso do guia dentro do ecoturismo é proporcionar experiências marcantes e educativas, promovendo uma entrega que vá além do passeio. “Ele pode e tem o dever de atuar na conscientização, mostrar aos turistas a importância da conservação da natureza, fornecer informações objetivas sobre as regras e restrições de cada local de forma muito clara e incentivar um comportamento responsável e adequado ao meio que se vive”, explica.
Com sua vasta extensão territorial e biodiversidade única, o Brasil desponta como um dos países com maior potencial para o ecoturismo no mundo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, há mais de 300 unidades de conservação federais abertas à visitação, atraindo diversos interessados em trilhas, observação de fauna e flora, mergulhos e imersões culturais.
Para o especialista, as visitas em áreas naturais requerem responsabilidade tanto dos guias quanto dos turistas. “Quem for passear em áreas naturais deve priorizar práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental, respeitar as regras locais e placas indicativas, como não alimentar animais, seguir trilhas demarcadas e descartar resíduos adequadamente”, aponta.
Nelson afirma que a educação ambiental oferecida pelo guia promove a reflexão dos visitantes sobre seus hábitos e práticas, incentivando a adoção de atitudes mais conscientes. “Por meio dessa educação, os turistas podem aprender sobre a biodiversidade local, a importância dos ecossistemas e os impactos do ecoturismo, contribuindo para a prática mais responsável e sustentável”, destaca.
Quanto à formação dos novos profissionais para atuar na preservação ambiental, o docente diz que o curso Técnico em Guia de Turismo do Senac prepara os alunos tanto na teoria quanto na prática. “A capacitação aborda conteúdos de ecologia, cultura, história e preservação ambiental. Além disso, trabalha habilidades de comunicação e proporciona aos futuros guias de turismo visitas técnicas em diversos ambientes”, descreve.
E para quem deseja se profissionalizar no ramo e aprender mais sobre ecoturismo, o Senac Gramado está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo EAD. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo WhatsApp (54) 98406.0785. A escola fica localizada na rua São Pedro, 663, no bairro Centro.
