Tiago Manique
REGIÃO – Hoje é o último dia para votar nas prioridades das demandas sobre a Consulta Popular 2025, uma iniciativa do Governo do Estado, que distribui recursos entre os municípios conforme as prioridades eleitas pela população.
O secretário da Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, André Castilhos, em entrevista na manhã de ontem, quinta-feira (10), ao Jornal Integração, reforçou o pedido para que os moradores participem ativamente da votação, que encerra hoje, sexta-feira (10). “Precisamos atingir 2% dos eleitores de cada município para que tenha direito a uma fatia dos recursos destinados à região das Hortênsias. Estamos falando de mais de R$ 2 milhões que podem beneficiar diretamente os municípios”, destacou.
A votação, que iniciou no dia 6, é aberta a moradores de sete municípios — Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula —, todos pertencentes ao Corede Hortênsias. Os participantes podem escolher entre três propostas:
- Reforma, ampliação e revitalização de equipamentos turísticos;
- Apoio a produtores e produtos de origem;
- Pavimentação de vias rurais e urbanas.
Para votar, o cidadão pode acessar o site vota.rs.gov.br ou comparecer à própria Secretaria de Inovação de Gramado, anexo a Prefeitura, onde há um totem e equipe disponível para auxiliar no processo. É necessário ter o título de eleitor em mãos, mas o documento também pode ser consultado no local.
Castilhos explicou que, além de atingir o percentual mínimo de votos, o município precisa estar alinhado com outras cidades que escolham a mesma prioridade. “A demanda que tiver mais votos entre todos os municípios será a contemplada. Depois, o valor é repartido entre as cidades que atingirem o mínimo exigido de participação popular”, explicou o secretário.
No ano passado, Gramado foi contemplada por ter alcançado a meta de votos, garantindo recursos para a Orquestra Jovem, um projeto cultural de destaque no município.
Participação e cidadania
A Consulta Popular é uma forma de aproximar o cidadão das decisões públicas e fortalecer a democracia participativa. “É o momento de exercer a cidadania, decidir juntos o futuro da nossa região e garantir investimentos que tragam benefícios reais à comunidade”, concluiu o secretário.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado ou pelo site oficial da votação.
Empregar RS na próxima semana
Durante a entrevista, o secretário também antecipou a realização do Empregar RS, evento de empregabilidade que acontecerá na próxima quinta-feira (16), das 9h às 16h, na Vila Olímpica da Várzea Grande. A ação é promovida pela FGTAS/Sine em parceria com a Secretaria de Inovação, e reunirá mais de 20 empresas oferecendo vagas de trabalho.
“Escolhemos a Várzea Grande por ser uma região que concentra muita mão de obra que atua nos hotéis, restaurantes e comércios de Gramado. Queremos facilitar o acesso dos trabalhadores e descentralizar as oportunidades”, pontuou Castilhos.
A entrevista completa pode ser conferida na aba vídeo do Facebook do Jornal Integração ou clicando neste link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1827656207841460