CANELA – Os artesãos realizaram na noite desta segunda-feira (10) , em virtude das incertezas do local onde permanecerão, uma manifestação, onde ocorreu uma carreta até a frente da Prefeitura de Canela e Câmara de Vereadores.
Atualmente a Associação Canelense dos Artesãos está situada no complexo da Casa de Pedra, porém o equipamento público é um dos projetos de concessão da Prefeitura de Canela, em uma parceria público/privada.
A praça João Corrêa foi ofertada para o local dos artesãos, por parte da Administração Municipal com projeto das casinhas. Mas conforme a entidade, a manifestação é para que o local seja permanente e com garantias jurídicas.
Os artesãos estão participando da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, e a Tribuna do Povo foi utilizada pela artesã Izabel Ribeiro.
Ela é filha de Pedro Ribeiro um dos fundadores da Associação, que completará 40 anos no dia 23 de abril. Durante a sua manifestação mencionou das incertezas que os artesãos estão vivenciando, citou da dependência daquele trabalho para sobrevivência e do aspecto cultural.
” Venho solicitar a ajuda de vocês vereadores, pós achamos uma grande injustiça que estão fazendo com nós. Fizemos artesanato para nossa sobrevivência, mas também por amor. Não podem ameaçar um parte histórica na nossa cidade. Estamos sempre abertos para negociação. Não podemos jogar 40 anos no lixo”, disse.
Texto e foto: Tiago Manique/JIH












