InícioGeralGramado e CanelaAlerta e preocupação no Dia do Trabalhador

Alerta e preocupação no Dia do Trabalhador

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Data para comemorar ou a necessidade de fazer um alerta? O quanto preocupa a situação geral do trabalhador? Estas indagações deve servir de reflexão para toda a comunidade e foram destacadas pelos presidentes dos Sindicatos da Hotelaria e Gastronomia de Gramado e Canela, Rodrigo Callais e Enedir Barreto.

Neste domingo (1º) é comemorado o Dia do Trabalhador e o Brasil vive uma escassez de empregos com cerca de 12 milhões de desempregados, conforme o IBGE. Apesar destes números, a principal fonte econômica da região vive o inverso.

Em Gramado, o piso salarial da categoria da gastronomia e hoteleira é de R$ 1525,65, e conforme Callais cerca de 5.500 pessoas estão no mercado de trabalho somente nesta área, em um universo de 204 hotéis, totalizando 25 mil leitos e 250 empresas do ramo gastronômico.

“O ponto positivo da nossa região e falando especificamente de Gramado, que após a retomada da economia, em meio a pandemia, recuperamos os empregos que tínhamos perdidos e até aumentou”, disse.

Falta de estrutura dos municípios e mão de obra

Apesar deste destaque animador e de estar sobrando vagas, a falta de mão de obra qualificada e a perspectiva de cerca de nove mil novos leitos nos próximos cinco anos deixa um alerta. O sindicalista pontuou que o município atualmente não possui estrutura para receber esta alta demanda e falta também cursos de qualificação viáveis economicamente para atender a população.

“Não está se pensando em algo no aumento desta demanda, temos que debater onde estas pessoas vão morar, não há hoje um planejamento de moradias popular, é necessário que todos nós discutimos este tema, e outros como saúde, mobilidade urbana e saneamento. Vamos tentar também verificar com o Senac de cursos de qualificação e o setor patronal tem um papel essencial para qualificar e até oferecer cursos no local de trabalho, melhorando a formação dos trabalhadores”, alertou Callais.

O cenário em Canela não é diferente. Sobram vagas na hotelaria e gastronomia. Atualmente nestes setores, são cerca de mil trabalhadores, totalizando aproximadamente 250 hotéis e estabelecimentos gastronômicos. A categoria conta com R$ 1533, 35, como o piso salarial.

“Para nós trabalhador em Canela está muito bom, existem vagas não somente na área da hotelaria e gastronomia, mas em outras também, muitos empregos foram recuperados neste retorno das atividades após o período mais grave da pandemia”, comentou Barreto.

O cenário futuro também preocupa o presidente do sindicato que representa o trabalhador da hotelaria e gastronomia. Em Canela, segundo ele até 2023, existe a expectativa de mais quatro mil novos leitos em hoteis. Qualificar o trabalhador e se a cidade está preparada como um todo em sua infraestrutura preocupa.

“Tem vagas, mas um dos grandes problemas enfrentados atualmente é qualificação, hoje já tem empresas querendo ofertar cursos para os trabalhadores e isso é muito bom, mas a cidade precisa estar preparada para receber esta demanda como um plano de habitação popular, aumentar a demanda na saúde e educação”, finalizou.

Sobre o Dia do Trabalhador

“O trabalhador em um modo geral não tem o que comemorar, o salário está corroído com a alta da inflação, preços elevados do combustível, alimento e gás, reduzindo o poder de compra. Somente recuperar o emprego não adianta e sim ter uma vida digna, a realidade está muto perversa”, Rodrigo Callais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado.

“Estamos no século 21 e ainda verificamos na nossa região que existe o trabalho escravo, ainda tem trabalhadores que não ganham o piso salarial, temos ainda muito o que caminhar. Será que temos o que comemorar? Acho que ainda não, minha esperança é que alguma dia vamos poder comemorar realmente o Dia do Trabalhador”, Enedir Barreto, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido