GRAMADO – O Museu Municipal Professor Hugo Daros será reaberto hoje (30), às 17h. O acervo com mais de mil peças que remetem à origem da cidade passou oito anos fechado e recebeu um trabalho minucioso de higienização e catalogação das peças. Objetos agrícolas, religiosos, maquinários, científicos, instrumentos musicais, indumentária, moedas, cédulas, construção, mobiliário, decorativos e artesanato fazem parte da exposição. O espaço será gratuito para a população e funciona na rua São Pedro, 347 (ao lado da Câmara dos Vereadores), de terça a sexta-feira, das 9h às 11h45h e das 13h30 às 17h45, e aos sábados, das 10h às 16h.
O principal objetivo do Museu é salvaguardar, documentar, preservar, conservar, comunicar, pesquisar e incentivar a reflexão, a produção de conhecimento e a valorização da história do município. A museóloga Morgana Camargo, responsável pela nova identificação do museu, explica que o local “exerce um significado extremamente relevante, pois não é apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade é muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar o passado é conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos sejam disponibilizados para a sustentabilidade das futuras gerações”.
O acervo é oriundo da Gincana Gaivota, que ocorreu em 1978, realizada para festejar a semana da Pátria. Uma das tarefas era recolher o maior número possível de objetos e documentos referentes à história da cidade até o ano de 1940. Em 1982, por decreto, foi criado o museu e o acervo foi transferido ao Cine Embaixador. Depois, passou para um espaço da Secretaria de Educação e Cultura, onde permaneceu alguns anos. Em 1988, com a inauguração do Centro Municipal de Cultura (atual Câmara de Vereadores), a instituição foi entregue novamente à população.
Para a instalação definitiva do museu, foi necessária a contratação temporária de profissional especializada, que realizou toda a limpeza e catalogação das 1.428 peças. A edificação onde o Museu fica localizado possui 140 m², estrutura insuficiente para comportar todo o acervo. Para isso, as peças estão sendo expostas em sistema de rodízio.