Nicolas Felippetti
REGIÃO – O feriadão de Corpus Christi marcou uma virada positiva para a região, com um crescimento notável no movimento de turistas pelas ruas de cidades como Canela e Gramado. Após quase um mês de inatividade devido aos impactos devastadores da tragédia climática no Rio Grande do Sul, a reabertura de estabelecimentos turísticos como parques, restaurantes e hotéis trouxe um novo alento à região.
Durante os últimos dias, a equipe do Jornal Integração percorreu as principais ruas e constatou um aumento significativo no número de visitantes, com uma presença marcante de moradores locais de Canela e Gramado, além de turistas vindos de regiões próximas como a região metropolitana de Porto Alegre e de Caxias do Sul. Em conversas com as pessoas que circulavam pelas ruas, foi possível perceber um sentimento de determinação em fortalecer o turismo e a economia local, após o período desafiador que a região enfrentou.
Na quinta-feira já era perceptível um maior movimento de turistas. Gramado promoveu a ornamentação dos tapetes devido à comemoração de Corpus Christi, e ao longo do feriadão esse movimento seguiu.
Feira da Agroindústria em Gramado
Um dos pontos altos deste feriadão foi a Feira das Agroindústrias, que atraiu um bom público ao longo dos quatro dias de evento. Esta feira, criada como uma alternativa à cancelada Festa da Colônia devido aos deslizamentos na serra gaúcha e enchentes em outras áreas do estado, revelou-se fundamental para impulsionar a economia dos agricultores locais e oferecer aos visitantes uma variedade de produtos artesanais e tradicionais da região.
Diego Herold (foto), um dos comerciantes presentes na feira, compartilhou suas impressões sobre o evento: “Tivemos uma boa circulação de pessoas nestes dias, estamos percebendo que os turistas estão começando a retornar à nossa cidade, o que é muito bom.” Ele também elogiou a organização do evento e destacou os esforços da Prefeitura e da GramadoTur em apoiar iniciativas que promovam o turismo e a recuperação econômica da região.
A realização da Feira das Agroindústrias foi resultado de um esforço conjunto entre os organizadores e as autoridades locais, que buscaram aproveitar o estoque de produtos que ficou parado devido ao cancelamento repentino da Festa do Colono. Essa colaboração demonstra o comprometimento em encontrar soluções criativas para enfrentar os desafios e impulsionar o desenvolvimento econômico de Gramado. Herold destacou sobre o apoio da prefeitura em realizar eventos deste tipo durante o ano: “Nós temos todo o apoio da Gramado Tur, da prefeitura que está incentivando, que está buscando toda a retomada do nosso turismo e das nossas atividades comerciais. E essa feira veio com certeza para beneficiar muito, ao longo do ano será pensado em outras atividades desse tipo para ajudar a retomar a economia da nossa cidade.”
Com a retomada gradual das atividades turísticas e o sucesso da Feira das Agroindústrias, iniciativas como esta serão essenciais para a recuperação da economia local e para fortalecer a posição de Gramado como destino turístico.











