InícioNotíciasGeralChef do Senac Gramado participa de jantar que apresenta perspectivas para 2050

Chef do Senac Gramado participa de jantar que apresenta perspectivas para 2050

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O ano de 2050 foi o tema do Jantar do Futuro, promovido pelo Senac-RS em parceria com a Cozinhe.me e AnLab na noite da última terça-feira, 10 de setembro. O Nau, localizado no 4° distrito de Porto Alegre, recebeu a experiência, recheada de pratos secretos inspirados em previsões para o futuro.

O menu foi assinado pelos chefs Mamadou Sène, da Faculdade Senac Porto Alegre, Daniel Menezes, do DMZ Cozinha Criativa, Rogério Luce, do Basílic Gastronomia, Vico Crocco, do Crocco Studio Design, e Sofia Lerner, aluna do Senac-RS que ficou em 7° lugar na WorldSkills 2019 (competição internacional de educação profissional), e pelos chefs também do Senac, Leonir Martello e Ana Loureiro.

O chef de Gastronomia do Senac Gramado Endrigo Sedrez, também foi convidado especialmente para integrar a equipe de preparo dos pratos. Endrigo é formado em Hotelaria com experiência em diversos restaurantes como chefe de cozinha. Desde 2016 ministra os cursos das áreas de Gastronomia e de Hotelaria do Senac Gramado. "Participar do evento foi uma experiência incrível. Ver as diferentes visões dos chefs participantes para 2050 faz com que a gastronomia seja uma incógnita com infinitas possibilidades a serem seguidas. A troca de experiências com todos envolvidos agrega muito em nosso conhecimento e crescimento profissional" complementou Endrigo.

O jantar iniciou com finger foods "Not Burgers". A entrada utilizou a carne do futuro e maionese sem ovos. Após a recepção, o primeiro prato de entrada foram batatas e cogumelos com tempero de microgreens. O jantar seguiu com um carpaccio de melancia e temperos em cápsula feitos com a própria casca da fruta, surpreendendo todos os participantes que não adivinharam o ingrediente tão facilmente.

Na sequência, foi servido um "Filé de tainha em crosta de tapenade com nori, ao molho de manga com raz al hanut".  O cardápio seguiu com um "Granito prensado com trilogia de ervilha", e um "Kinkan (tipo de laranja) recheada com creme de kinkan". Por fim, a sobremesa fechou com chave de ouro trazendo uma releitura do clássico "Romeu e Julieta" sem adição de açúcar.

Por que 2050?

A previsão é de que, em 2050, a população mundial chegue a 9,6 bilhões, segundo a ONU. Diante desse aumento, o "Relatório de Recursos Mundiais", produzido pelo World Resources Institute em parceria com Banco Mundial e ONU Meio Ambiente, aponta que a forma que nos alimentamos hoje é insustentável, não sendo possível mantê-la até o ano de 2050.  Por isso, é mais do que necessário repensar o futuro da alimentação, com uma mudança significativa na produção dos alimentos e nos padrões de consumo.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido