InícioNotíciasGeral47º Festival de Cinema de Gramado traz documentário sobre inclusão de pessoas...

47º Festival de Cinema de Gramado traz documentário sobre inclusão de pessoas com deficiência

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acessibilidade e inclusão são temas presentes na 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Nesta segunda-feira (19), foi exibido em sessão especial no Palácio dos Festivais, o documentário Expedição 21 – Uma jornada pela Independência, que retrata a autonomia de pessoas com Síndrome de Down.
 

Dirigido por Alex Duarte, o longa conta a história de 18 jovens portadores de Síndrome de Down que tiveram a oportunidade e puderam de fato ter autonomia de viverem sozinhos. Duarte explica que o primeiro passo para essa independência é a imersão em uma sociedade completamente inclusiva.

“Nós tiramos eles do ambiente acolhedor de casa, dos pais superprotetores e colocamos eles numa residência, longe dos pais e também de uma sociedade que às vezes desautoriza essa galera. Então, nós criamos um local que apostava totalmente na capacidade de cada um deles e disso, então, nós conseguimos resultados muito efetivos na área da independência das pessoas com Síndrome de Down”, conta.

Duarte também explica que o Festival de Cinema de Gramado sempre abre portas para produções de cunho social, trazendo para a sociedade um contexto tão importante.

“O Festival de Cinema de Gramado tem esse viés social. Ele sempre traz propostas dentro da área de inclusão social e transforma na tela para que qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiência possa assistir de fato e se entreter com aquilo que está vendo”, diz.

O médico neurologista Fernando Gomes também teve participação no documentário. Ele comenta que Expedição 21 demandou muito não só no aspecto emocional, mas também no intelectual, e que o cinema é uma forma de abordagem direta entre as pessoas.

“Nesse reality, a gente ultrapassa os muros da universidade quando a gente discute a inclusão social, o avanço desses próprios jovens com uma vida com mais significado e com muito mais inserção dentro da sociedade”, avalia. Expedição 21 estreou no dia 17 de julho e mostra de fato os portadores de Síndrome de Down como protagonistas do longa e de suas próprias vidas.


Vinícius Streda, portador de Síndrome de Down e um dos atores do reality afirma que o Expedição 21 trouxe mais segurança para si mesmo, mudando a sua vida e provando, até para ele mesmo, que seria capaz de ser independente.
“Foi incrível e é um orgulho ter participado da Expedição 21. O longa busca dar mais autonomia e independência, e depois disso eu comecei a morar e viajar sozinho, pagando minha própria contas. O primeiro passo é quando a pessoa quer conquistar autonomia. Esse foi o processo que a expedição 21 trouxe, é você correr atrás do que quer para a sua vida e para o futuro”, relata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido