A centenária Buarque de Macedo receberá corso com mais de 300 participantes (Foto Alexandra Ungaratto, Divulgação)
A programação do Veraneio da Vindima, em Garibaldi, terá um evento especial, marcando em grande estilo o encerramento da programação do período, em que garibaldenses e visitantes puderam colher e pisar uvas em propriedades rurais, realizar piqueniques, curtir filmes ao ar livre e conhecer a gastronomia, entre outras atrações que contemplaram o calendário. Com a finalidade de celebrar a safra e a colheita da uva, comunidades do interior do município organizam, de forma conjunta com o Poder Público e entidades, o desfile temático de encerramento da vindima. O corso alegórico tomará a Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, no sábado, 14 de março, a partir das 17h.
A temática do desfile, desenvolvida em conjunto com a designer Rosana Marina, trará a saga da imigração italiana como mote principal. A histórica Buarque de Macedo é o local da chegada dos primeiros imigrantes italianos há 150 anos. O desfile busca resgatar a história de esperança, dificuldades e superações, desde a partida da Itália, até o desbravamento da região, acidentada e de mata fechada, além do desafio de construir um novo lar.
O desfile será composto por 14 comunidades do interior, finalizando com a corte da Fenachamp e uma alusão à Festa do Espumante Brasileiro, que representa toda a cadeia produtiva e identifica Garibaldi como a Capital do Espumante, totalizando o envolvimento de mais de 300 pessoas. A partir das 16h, na Praça Loureiro da Silva haverá venda de um prato típico, com salame queijo, pepino e polenta brustolada, a cargo da Associação de Veteranos, além de produtos coloniais pelas agroindústrias familiares de Garibaldi, incluindo grostoli frito na hora, espumantes, vinhos e suco de uva. O desfile é uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi e comunidades do interior, com apoio da Brigada Militar e Sicredi Serrana.
CAXIAS DO SUL
Centro de Cultura terá exposição de antiguidades
A Secretaria Municipal da Cultura organizou a agenda cultural para o sábado e domingo, dias 14 e 15 de março. Antiguidades no Ordovás, filme inédito e visitas aos museus estão entre os eventos para o período. A maioria dos eventos tem entrada gratuita.
O Centro de Cultura terá programação diversificada. No domingo, 15, a partir das 9h, ocorre mais uma edição do Antiguidades no Ordovás, com os expositores Baú de Memórias e Antiguidades, Jonathan Franco Antiguidades, Rodrigo Antiquários, João Vargas – Numismática, Filatelia e Antiguidades e Do Arco da Velha Livraria e Café. A partir das 17h, a banda NewD se apresenta no Ordovás Sunset.
O mini festival de cinema italiano termina com o longa "Testemunha Invisível". Os interessados podem conferir as sessões de sábado e domingo, às 19h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada para estudantes, beneficiários do ID Jovem, idosos e servidores públicos).
Exposições
MOSAICO ANCESTRAL
Até 21 de março, no Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn
Segunda a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 11h às 17h
ESQUISITA
No Centro de Cultura, até 28 de março
Segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 16h às 22h
EXTREMOS – LATITUDE E LONGITUDE
Até 28 de março, na Casa da Cultura
Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 10h às 16h
SER.EU
Até 29 de março, no Centro de Cultura
Segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 16h às 22h
DO GESSO À MADEIRA: REMINISCÊNCIA DE UM ESCULTOR
Até 8 de abril, no Memorial Atelier Zambelli, no Parque da Festa da Uva
Segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 11h às 17h
Música
CONCERTO INTERIOR
O segundo recital do projeto Concerto Interior, iniciativa do grupo Ária Trio, está marcado para domingo, 15, a partir de 16h, na Igreja Matriz de Criúva – Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A iniciativa busca aproximar a comunidade da música instrumental. Com uma combinação instrumental de violão, piano e harmônica, o projeto terá 10 apresentações, todas em capelas e igrejas de regiões e distritos de Caxias do Sul. O Concerto Interior tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e apoio cultural da Siviero Urbanizadora.