Primeiro Carnaval retrô reuniu milhares de foliões, em 2019 (Foto Alexandra Ungaratto, Divulgação/Banco de Dados)
A ideia de celebrar uma das datas mais fortes da cultura brasileira com a identidade garibaldense de preservação histórica e cultural fez surgir o Carnaval Retrô. Em meio ao casario centenário, a primeira edição do evento, em fevereiro de 2019, já mostrou seu potencial: milhares de pessoas se reuniram na Rua Buarque de Macedo, antecipando as comemorações da maior festividade brasileira.
A segunda edição será sábado (15), com saída do cortejo às 18h, da Rua Júlio de Castilhos, em frente ao Centro Administrativo, rumo à Rua Buarque de Macedo. O público pode acompanhar o Bloco do Bepi, que mais uma vez deseja reunir simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval.
Organizado de forma conjunta pela Prefeitura, entidades e voluntários, o evento deste ano terá como novidade a apresentação do hino e de um samba enredo do Bloco do Bepi. A letra foi composta pelo professor da Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi, Bruno Gelmini.
De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, a segunda edição vem para consolidar ainda mais o Carnaval em Garibaldi. "Estamos notando o despertar de garibaldenses e turistas em busca deste Carnaval, que relembra o passado, voltado para a família e a diversão saudável. Definitivamente, o Carnaval Retrô se torna mais um evento de promoção do município", destaca.
O nome do bloco, Bepi, brinca com o apelido de Giuseppe em talian, dialeto que veio com os imigrantes italianos, além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram a sua história. O personagem ganha novos adereços: uma garrafa de espumante e um sabre, evidenciando o tema da edição 2020, a "Capital do Espumante".
Em Caxias, tem bloco na Praça de Galópolis
A programação carnavalesca de Caxias do Sul, que terá a maioria das atividades concentradas no período de 21 a 29 de fevereiro, reserva dois compromissos para o domingo (16/2). O Bloco Ordeo faz festa na Praça de Galópolis, das 14h às 21h. Já o Bloco da Velha faz ensaio aberto, a partir das 16h, na Rua Dom José Barea, 1410 – Exposição.