GRAMADO – Será votado hoje (27) em sessão ordinária da Câmara de Vereadores o projeto do Vereador Joel da Silva Reis (Progressistas) que institui a Semana da Capoeira no município de Gramado.
Caso seja aprovado pelos vereadores, o evento denominado “Semana da Capoeira Gramado” será comemorado anualmente, na segunda semana do mês de novembro, com o objetivo de incentivar e reforçar a prática da Arte da Capoeira.

Além disso, a “Semana da Capoeira Gramado” passará a integrar o calendário oficial de eventos do município. Já o símbolo oficial do evento será um berimbau.
Segundo consta no projeto, são objetivos da “Semana da Capoeira Gramado”:
– Incentivar a prática do esporte;
– Estimular o interesse do esporte entre todos os públicos e faixas etárias;
– Sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a cultura da capoeira;
– Estimular e desenvolver aptidões físicas naturais, através de movimentos espontâneos;
– Desenvolver as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;
– Propiciar o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico.
– Desenvolver o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental além de manter viva a história. A Capoeira até os dias de hoje é praticada ao som de atabaques com cânticos que são desde a época da escravidão. Ou seja, a Capoeira é luta, música e história.
– Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, caxixi e atabaque. A Capoeira é muito mais que apenas uma luta, e para sua prática é fundamental os instrumentos de percussão que muitas vezes são confeccionados pelos próprios alunos.