Tiago Manique
GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG), alcançou o sonho do acesso. Jogando a partida de volta da semifinal da Terceirona Gaúcha na Vila Olímpica, na tarde deste domingo (24), a equipe serrana precisava apenas de um empate para ir até a final e respectivamente o acesso. Mas levou um susto. Perdeu no tempo normal para o São Paulo de Rio Grande, por 1 a 0.
Guilherme Panambi aos 22 minutos do segundo tempo fez o gol da vitória. Nos pênaltis após 20 cobranças, vitória do Gramadense por 9 a 8. Além de conseguir o acesso para a Série A2 do Gauchão de 2025, vaga na final da Terceirona Gaúcha.
O jogo
Os primeiros minutos de partida, parecia que o Gramadense resolveria a partida ainda no primeiro tempo. Aos três minutos, Dani cobrou falta, o goleiro Lucas Bilhava deu rebote e o centroavante Kerlly de sem pulo chutou para fora.
Aos 8, Maurício entrou livre dentro da área e mais uma vez o goleiro defendeu, desta vez com os pés. O São Paulo deu a resposta dois minutos depois. Maicon defendeu e no rebote dentro da área a bola bateu na trave.
O Gramadense voltou a assustar aos 25. Camacho de fora da área chutou forte, rasteiro a bola passou raspando a trave. Após esse lance, as equipes tentaram, mas não conseguiram produzir chances claras de gol.
Segundo tempo
A partir dos 45 minutos finais, início a os requintes de crueldade para o torcedor do Gramadense. Aos 14 minutos, pênalti. Kerlly bateu fraco, goleiro Bilhalva defendeu no canto direito. A cobrança desperdiçada deixou o estádio e dentro de campo mais tenso. E o nervosismo aumentou. Aos 22, Guilherme Panambi, que recém havia entrado entrou livre e na saída do goleiro Maicon marcou para o São Paulo.
O técnico Carlos Moraes fez as modificações, tentou ainda colocar uma pressão para buscar ao menos o empate para garantir o acesso no tempo normal, mas não foi possível. A decisão da vaga para a final e respectivamente para o acesso foi para os pênaltis.
Na marca da cal, mais sofrimento. Após o Gramadense desperdiçar uma cobrança, o São Paulo teve a oportunidade de adiar o sonho da equipe de Gramado, mas errou a cobrança. Após as séries de pênaltis alternadas que somadas da primeira parte totalizaram 20 cobranças, o zagueiro João partiu para a cobrança e sob vaias bateu, e o drama da partida parou em uma mão, envolta de uma luva, o guri criado desde criança no Gramadense espalmou: Maicon, defendeu a cobrança que precisava, aquela que colocou o Gramadense na Série A2 do Gauchão de 2025 e na final da Terceirona.
Alem disso, suas mãos estão marcadas na história de 95 anos do clube. Assim como fizera Dirceu Hugo Daros que brilhou com a camisa do Gramadense na década de 60 e de clubes do futebol nacional.
Final
O adversário da final da Terceirona Gaúcha será o Real Sport. A equipe de Tramandaí, venceu o Riograndense em Rio Grande por 1 a 0 e garantiu a vaga na decisão. O primeiro jogo da final será dia 1º de dezembro, às 15h, na Vila Olímpica, em Gramado. Já a volta que definirá o campeão, dia 8, no Complexo Esportivo de Tramandaí.
Foto: Gramadense /Divulgação