Tiago Manique
REGIÃO – Fenômeno, uma pequena sereia ou a princesa das águas. Independente das adjetivações para simbolizá-la, o fato que Maily Fogaça de apenas 15 anos, já vem se destacando em piscinas e mares colecionando taças e medalhas. Moradora da Linha São João, interior de Canela, iniciou na natação ainda aos cinco anos, por recomendação médica devido a problemas de sinusite. O que começou como uma atividade para a saúde se transformou em paixão, disciplina e resultados expressivos.
Maily passou a competir aos 12 anos, inicialmente em provas amadoras. Pouco depois, passou a integrar o tradicional clube do Grêmio Náutico União (GNU) de Porto Alegre e se filiou na Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA) e ampliou sua participação em competições oficiais. O ano de 2024 marcou um salto importante na carreira da jovem atleta, especialmente com sua entrada nas provas de águas abertas (praia) cenário que exige resistência, preparo psicológico e técnica apurada.
Recentemente, Maily participou do Circuito Ocean, maior evento de águas abertas do sul do país, realizado em Santa Catarina. Das cinco etapas, participou de três e, em todas conquistou a primeira colocação na categoria geral em um circuito de 750 metros. Somente não esteve competindo na terceira e quartas etapas.
A última que conquistou foi em Florianópolis, onde se consagrou como a campeã da competição, superando atletas mais velhos e experientes. O nervosismo da primeira prova deu lugar à confiança. “Quando a gente entra no mar, esquece de tudo e vai. Foi uma baita experiência”, contou ela durante entrevista ao Jornal Integração, realizada na piscina da Escola Raia 7, onde treina.

Além do talento natural, a nadadora mantém uma rotina intensa de treinos, que inclui preparação em piscina e trabalho físico fora d’água. A atleta é acompanhada por uma equipe dedicada: a treinadora Roberta Steffens, que acompanha Maily desde a infância; e o preparador físico Jair Assmann, o Jairzinho, do JA Treinamentos.
Jair destacou que a preparação é diferente do habitual de alunos e atletas que orienta na academia. Ele citou deste trabalho e da importância do acompanhamento da família nos treinamentos.
“Ela, como a família são muito dedicados. Isso é um resultado não somente dela, mas uma persistência do pai, que acompanha ela, que incentiva e ajuda muito no dia a dia, nos treinamentos, e faz toda a diferença. Para qualquer atleta hoje, essa estrutura que envolve essa perseverança dela e dedicação, faz toda a diferença no resultado que teve nestas provas. E a natação, como é um esporte que não é muito acessível a muitas pessoas, a dedicação tem que ser bem maior, o incentivo tem que ser bem maior. Têm que ter uma dedicação muito maior para conseguir chegar nos resultados que ela chegou”, disse.

Já Roberta, destaca que Maily sempre teve facilidade para longas distâncias, o que facilitou a transição para o mar. Na competição em Santa Catarina, em que a jovem conquistou o título, Roberta ficou em segundo lugar. “Ela tem potencial para piscina e águas abertas, até mesmo para competições internacionais”, afirma.

A mãe da nadadora, Lucimara Fogaça emocionada, admite viver momentos de tensão durante as provas, especialmente no mar: “O coração vai na mão. Mas ver ela chegando feliz e vencendo é uma alegria imensa”, descreveu.

Mesmo com a disciplina rígida, Maily encara com maturidade as renúncias necessárias. Entre treinos, estudos e cuidados com a alimentação, ela serve de exemplo para outros jovens. Ela reforça a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes:
“Ajuda em tudo, até no dia a dia. Eu vejo a diferença. Saúde é tudo”, finalizou.
CONFIRA ABAIXO O VÍDEO COMPLETO DA ENTREVISTA













