InícioEducaçãoGramado e CanelaPrograma Mais Médicos pode facilitar curso de Medicina em Canela

Programa Mais Médicos pode facilitar curso de Medicina em Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O Campus Universitário da Região das Hortênsias da UCS, busca implantar o curso de Medicina, o que é considerado nos bastidores da universidade “um marco para o desenvolvimento da Região das Hortênsias”. É uma possibilidade almejada com a publicação da Portaria nº 650, do Ministério da Educação, em 6 de abril deste ano, que pôs fim à suspensão da abertura de novos cursos delegada pelo então presidente Michel Temer, em 2017. 

O chamamento para a abertura de novas ofertas de Medicina no país está amparado na lei do Programa Mais Médicos (Lei nº 12.871 de 2013), que estabelece como requisitos a necessidade social ou de estrutura de serviços conexos à saúde e à formação médica.

“Estamos visitando poderes públicos, hospitais e entidades dos municípios abrangidos pelo campus, inclusive no Vale do Paranhana. Temos o apoio oficial de quase 20 entidades, incluindo a Amserra”, comenta Margarete Lucca, diretora da UCS Hortênsias.

Segundo ela, a implantação de Medicina deve ocasionar um “fenômeno” visto quando do início do curso de Hotelaria em 1988, e percebido atualmente, segundo a educadora, com o de Gastronomia no campus: a vinda de estudantes de várias partes do país, de modo a fomentar a economia da Região das Hortênsias. 

A nova oferta proporcionará o acréscimo de outras opções da área da saúde futuramente, tais como Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, entre outras.  A UCS Hortênsias já conta com o bacharelado em Nutrição e em Psicologia.

Estrutura – Dentro do planejamento estratégico da UCS, viu-se a possibilidade e a oportunidade de implantar não só Medicina como outros cursos da área da saúde no futuro, projeta o reitor Gelson Leonardo Rech. 

“Temos mais de 120 professores que poderiam se deslocar a Canela para ministrar as aulas, além de um campus maravilhoso. Há leitos, hospitais, UBS’s, e estamos há mais de 30 anos na Região das Hortênsias. Temos todas as condições de entregar mais esse curso às comunidades atendidas pela Universidade”, disse Rech. 

Desde a publicação da Portaria nº 650 do MEC, em abril deste ano, a UCS trabalha para o curso de Medicina ser realidade na Região das Hortênsias. “Acreditamos que o processo para implantarmos deve ser ágil diante da carência de médicos nas comunidades atendidas pelo nosso campus”, prevê a diretora Margarete Lucca. 

“Boa parte dos futuros médicos fixam residência onde fizeram suas práticas durante a graduação. Com essa tendência, os municípios da Região das Hortênsias e do Vale do Paranhana serão beneficiados porque mais médicos assistirão essas comunidades”, projeta a diretora da UCS Hortênsias. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...

Confira a programação completa do 38º Sonho de Natal

CANELA - O clima natalino já está no ar. De 30 de outubro a 18 de janeiro de 2026, a cidade se transforma em...

Inicia campanha salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia

GRAMADO - O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintrahg) deu início à Campanha Salarial 2025/2026. O processo começou com a realização da...
error: Conteúdo protegido