InícioEducaçãoGramado e CanelaPrograma Mais Médicos pode facilitar curso de Medicina em Canela

Programa Mais Médicos pode facilitar curso de Medicina em Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O Campus Universitário da Região das Hortênsias da UCS, busca implantar o curso de Medicina, o que é considerado nos bastidores da universidade “um marco para o desenvolvimento da Região das Hortênsias”. É uma possibilidade almejada com a publicação da Portaria nº 650, do Ministério da Educação, em 6 de abril deste ano, que pôs fim à suspensão da abertura de novos cursos delegada pelo então presidente Michel Temer, em 2017. 

O chamamento para a abertura de novas ofertas de Medicina no país está amparado na lei do Programa Mais Médicos (Lei nº 12.871 de 2013), que estabelece como requisitos a necessidade social ou de estrutura de serviços conexos à saúde e à formação médica.

“Estamos visitando poderes públicos, hospitais e entidades dos municípios abrangidos pelo campus, inclusive no Vale do Paranhana. Temos o apoio oficial de quase 20 entidades, incluindo a Amserra”, comenta Margarete Lucca, diretora da UCS Hortênsias.

Segundo ela, a implantação de Medicina deve ocasionar um “fenômeno” visto quando do início do curso de Hotelaria em 1988, e percebido atualmente, segundo a educadora, com o de Gastronomia no campus: a vinda de estudantes de várias partes do país, de modo a fomentar a economia da Região das Hortênsias. 

A nova oferta proporcionará o acréscimo de outras opções da área da saúde futuramente, tais como Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, entre outras.  A UCS Hortênsias já conta com o bacharelado em Nutrição e em Psicologia.

Estrutura – Dentro do planejamento estratégico da UCS, viu-se a possibilidade e a oportunidade de implantar não só Medicina como outros cursos da área da saúde no futuro, projeta o reitor Gelson Leonardo Rech. 

“Temos mais de 120 professores que poderiam se deslocar a Canela para ministrar as aulas, além de um campus maravilhoso. Há leitos, hospitais, UBS’s, e estamos há mais de 30 anos na Região das Hortênsias. Temos todas as condições de entregar mais esse curso às comunidades atendidas pela Universidade”, disse Rech. 

Desde a publicação da Portaria nº 650 do MEC, em abril deste ano, a UCS trabalha para o curso de Medicina ser realidade na Região das Hortênsias. “Acreditamos que o processo para implantarmos deve ser ágil diante da carência de médicos nas comunidades atendidas pelo nosso campus”, prevê a diretora Margarete Lucca. 

“Boa parte dos futuros médicos fixam residência onde fizeram suas práticas durante a graduação. Com essa tendência, os municípios da Região das Hortênsias e do Vale do Paranhana serão beneficiados porque mais médicos assistirão essas comunidades”, projeta a diretora da UCS Hortênsias. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido