GRAMADO – A Secretária de Educação, Simone Tomazelli, esteve nos estúdios da Rádio Integração Digital na manhã da última terça-feira (14) para falar sobre as expectativas do início do ano letivo no município. As aulas do ensino fundamental retornam na próxima quarta-feira (22). Já na educação infantil, cerca de 2.700 alunos já retornam para as salas de aula no último dia 2 deste mês.
A educação infantil é o principal desafio para a pasta da educação. Segundo a Secretária Simone, ainda não é possível afirmar quantas crianças estão na fila de espera aguardando uma vaga, porque as inscrições e encaminhamentos ainda estão sendo feitas na central de vagas do município, mas que essa dificuldade é histórica na cidade. “A situação das vagas na educação infantil é histórica em Gramado, mesmo com os grandes investimentos feitos em 2022, ainda temos uma dificuldade de ter todas as crianças que solicitam a vaga atendidas”, salientou, Simone.
Para esse ano, a expectativa é de mais ampliações de vagas para que essa situação melhore no município. Um convênio foi feito com a Associação Cidade das Flores, que vai fornecer ao município cerca de 380 vagas na educação infantil a partir do mês de abril.
No ensino fundamental, os cerca de 4.200 alunos que estão matriculados retornam na próxima semana para as aulas e terão algumas novidades. A carga horária das séries inicias terão o mesmo tempo de aula das séries finais. No turno da manhã, as aulas serão das 7h30 até 11h50 e no turno da tarde, das 13h05 até 17h25. “Essas mudanças na carga horária das séries iniciais servem para melhorarmos a logística, principalmente do transporte escolar”, disse a secretária.
A carga horária das disciplinas ofertadas aos estudantes também foi modificada. Nas séries iniciais, os alunos terão aulas de educação patrimonial, para alertar aos alunos sobre a importância do patrimônio público e como cuidar e zelar por ele. Disciplinas como educação sócioemocional, sustentabilidade e inovação, comunicação e uso de mídias, educação financeira e hospitalidade serão ensinadas aos jovens do ensino fundamental. “A hospitalidade vem para recuperarmos a disciplina de Turismo, que havíamos perdido, e é importante pois somos uma cidade que precisa acolher bem. O turismo e a hospitalidade precisam ser ensinados em sala de aula em nossa cidade”, afirmou Simone.
Na entrevista, Simone ainda salientou que todas as escolas do município de Gramado passaram por alguma melhoria no último ano e que outras ainda estão sendo feitas. Ela ressaltou o empenho e dedicação de todos os servidores e professores da rede no trabalho que desempenham.
A entrevista completa com a Secretária Simone pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração, acessando a aba vídeos do dia 14/02.