REGIÃO – A semana passada foi de um roteiro de orientação e inclusão social pela região. A equipe da Polícia Civil de Canela, levou o Papo Responsa para o município de Rolante. Pela primeira vez a Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz recebeu o projeto.
A ação foi conduzida pela inspetora de polícia Sílvia Berro, que dialogou com 350 alunos do ensino médio no turno da manhã e com 150 alunos do ensino fundamental – do 6º ao 9º ano – no turno da tarde.
Durante os encontros, foram debatidos temas atuais e urgentes como bullying, cyberbullying, a cultura do “não dá nada” e o dano ao patrimônio público. A conversa teve como objetivo despertar nos estudantes o senso de responsabilidade individual e coletiva, destacando as consequências emocionais, sociais e legais desses comportamentos.
Com uma linguagem acessível e próxima da realidade dos jovens, a inspetora Sílvia provocou reflexões sobre atitudes do cotidiano que, muitas vezes, são banalizadas, mas que causam profundas marcas nas vítimas e na comunidade escolar.

A equipe também esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hugo Zimmer. A atividade envolveu 310 alunos do ensino fundamental, divididos em dois momentos, nos turnos manhã e tarde, em uma ação inédita que marcou a aproximação entre a segurança pública e a comunidade escolar local.
A policial Sílvia Berro, abordou com os estudantes temas fundamentais para a formação cidadã e a convivência respeitosa, como: respeito, uso de drogas, ato infracional, bullying, racismo e o uso do vape (cigarro eletrônico).
Com uma linguagem acessível e uma escuta ativa, a inspetora propôs reflexões que dialogam com a realidade dos jovens, incentivando atitudes responsáveis e alertando sobre os riscos e consequências das escolhas no ambiente escolar, familiar e social.
O Papo de Responsa na Escola Hugo Zimmer reafirma o compromisso da Polícia Civil com a prevenção da violência, o combate à desinformação e a promoção de valores como empatia, responsabilidade e justiça, aproximando os estudantes da cidadania e do papel transformador que cada um pode exercer.
