GRAMADO – Na quarta-feira (12), das 9h às 16h, ocorrerá a eleição do Parlamento Jovem. São 92 estudantes concorrendo a 18 vagas de Vereador Jovem Gramadense.
Podem concorrer alunos de sexto ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. A eleição acontece em cada instituição de ensino e a grande novidade nesse ano é a utilização de urna eletrônica para a votação.
A diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, salientou que por se tratar de urna eletrônica, todas as informações da eleição como nomes, números e fotos dos candidatos foram enviadas a Brasília para serem cadastradas no sistema das urnas.
O resultado da eleição deve ser anunciado a partir das 17h de quarta-feira (12), após os boletins de urnas serem impressos pelos mesários, que serão escolhidos por cada escola.
O mandato dos vereadores jovens eleitos é de um ano. Cada um dos nove vereadores titulares irá apadrinhar um ou mais vereador jovem par auxiliar no período de trabalho. Durante o ano, serão realizadas ao menos 4 sessões ordinárias entre os jovens. “Cada sessão abordará uma temática específica”, afirma Juliana Sehn. Além disso, a cada 15 dias, os jovens se reúnem para avaliar como está sendo o andamento de seus mandatos.


