A partir deste inverno, os viticultores da região têm uma nova ajuda para o cultivo da videira: o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha. A publicação, elaborada por especialistas da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ficará disponível gratuitamente nas páginas das duas instituições. Clique aqui e confira a primeira edição.
Segundo a agrometeorologista Amanda Heemann Junges, pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria (DDPA/Seapdr), o boletim apresenta uma breve análise das condições meteorológicas ocorridas nos dois primeiros meses do inverno 2020 e um prognóstico climático para o bimestre agosto-setembro, ambos utilizados para as orientações de manejo que estão sendo passadas aos produtores. “Buscamos unir os dados das estações meteorológicas de Veranópolis, da secretaria, e de Bento Gonçalves, do Inmet/Embrapa Uva e Vinho, para elaborar um resumo das condições meteorológicas já ocorridas e descrever de que forma elas afetam o crescimento e desenvolvimento das videiras. Assim, podem ser usadas em futuras ações de manejo”, detalha.
O boletim visa atender, a cada estação do ano, às frequentes consultas de produtores, técnicos e imprensa à área de agrometeorologia sobre as condições de tempo e clima na Serra. Além das quatro edições anuais previstas, a equipe projeta publicações especiais caso ocorram eventos climáticos extremos, como geadas tardias que afetam as brotações, chuvas excessivas na época da floração ou na colheita ou a ocorrência de granizo. “Mesmo que se disponha de condições meteorológicas adversas, como baixa disponibilidade de frio no inverno ou riscos de geada na primavera, o conhecimento antecipado pode garantir boas safras. Frente aos cenários que se estabelecem, a pesquisa pode atuar com recomendações para se minimizar os prejuízos e garantir a produção. Este boletim será o canal para isso”, acrescenta o pesquisador da Embrapa, Henrique Pessoa dos Santos, especialista que também participa do trabalho.
Além do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha para a Videira, na página também poderão ser consultadas publicações relacionadas ao tema e dados meteorológicos mensais coletados nas estações meteorológicas da Embrapa Uva e Vinho, que fazem parte da rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do Boletim Agroclimatológico dos Campos de Cima da Serra, dedicado à cultura da macieira. Na página da Secretaria da Agricultura, há um link dedicado à agrometeorologia, no qual também podem ser acessadas algumas publicações da área. A expectativa é que, futuramente, o boletim possa ser ampliado para outras espécies frutíferas cultivadas na Serra, bem como para outras regiões.
RENOVAÇÃO DE PARREIRAIS
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (SMAPA) entregou nesta segunda-feira (17), em Fazenda Souza, cerca de 30 mil estacas de porta-enxerto de videira a aproximadamente 30 famílias de agricultores. Inscritos previamente, eles levaram as estacas para suas propriedades, onde serão plantadas e, no ano que vem, mais desenvolvidas, servirão de base para novas mudas de videira. O objetivo é a renovação dos parreirais visando à sanidade das plantas e qualidade dos frutos.
A ação foi retomada neste ano, a partir da formação do novo matrizeiro, reunindo número recorde de famílias. “O plantio foi feito pela Secretaria da Agricultura a partir de mudas provenientes de um viveiro certificado pela Embrapa como livre das principais viroses da videira”, explica o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand, da SMAPA. O Município de Caxias do Sul tem aproximadamente 4 mil hectares cultivados de videiras. A produção anual é estimada em cerca de 86 mil toneladas.