InícioNotíciasEconomiaVenda de veículos tem alta de 13,5% no semestre

Venda de veículos tem alta de 13,5% no semestre

Tempo de leitura: < 1 minuto

A venda de veículos automotores registrou alta de 13,45% no primeiro semestre de 2019 em comparação a igual período do ano anterior. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 1.919.047 unidades foram licenciadas de janeiro a junho de 2019, ante 1.691.532 no mesmo período do ano passado. As vendas levam em conta automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas.

No mês de junho foram emplacados 316.475 veículos, 11,71% abaixo do volume registrado em maio, quando houve 358.456 licenciamentos. Na comparação com junho de 2018, mês que registrou 287.697 unidades emplacadas, a alta é de 10%.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho negativo de junho se deve aos dias úteis a menos. "Tivemos 19 dias úteis em junho contra 22 dias em maio. Essa redução de três dias provocou queda de 11,71% no setor como todo, porém as vendas diárias no mês cresceram 2,23%", comemorou.

O resultado positivo no semestre está relacionado ao período sem eventos adversos. "No acumulado, o crescimento chegou a 13,45%, mas no primeiro semestre do ano passado fomos afetados pela greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo de Futebol que impactaram as vendas do setor", relembrou.

Destacou que as vendas de caminhões e motocicletas puxaram o crescimento no acumulado de 2019. Os caminhões registraram alta de 44,93% no semestre se comparado com o mesmo período de 2018. Já as motocicletas venderam 16,04% a mais na mesma base de comparação.

Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, o resultado do semestre registrou 1.248.899 unidades emplacadas, representando crescimento de 10,81%. Em junho, esses dois segmentos somaram 213.438 unidades emplacadas, contra 234.162 em maio, registrando queda de 8,85%.

O destaque no semestre ficou por conta do segmento de ônibus, que registrou venda de 12.403 unidades, alta de 71,36% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Esse crescimento se deve principalmente ao Programa Caminho da Escola e à renovação da frota de ônibus rodoviário e urbanos", apontou o representante do segmento de caminhões, ônibus e implementos, Sérgio Zonta.

 

Projeções pessimistas para o restante do ano

 

Apesar dos resultados positivos do primeiro semestre, as projeções não são tão otimistas. "Revisamos as projeções para o setor em geral. Agora, trabalhamos com crescimento de 9,17% contra 10,7% previstos em abril", confirmou o presidente da Fenabrave. Para ele, a revisão se deve ao cenário atual. "Eu levaria em conta a queda de confiança do consumidor e a expectativa com as reformas, e quando fizemos a última expectativa estávamos num cenário mais positivo", disse Alarico Assumpção. 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido