A Rede Laghetto Hotéis hoje é a maior rede de hotéis da Serra Gaúcha e se tornou case de sucesso internacional. A rede nasceu em Gramado e expandiu para outros cenários onde o turismo é a base da economia. Hoje são 21 unidades espalhadas em Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Rio Grande, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esta história começou em 1987, com a aquisição do terreno que recebeu o primeiro hotel Laghetto ali em frente ao Lago Joaquina Rita Bier. Plínio Ghisleni, José Paulo Ghisleni e Ronald Spieker foram os criadores do hotel que teve o nome escolhido por inspiração italiana: lago.
A inauguração do Hotel Laghetto ocorreu em 1989 com a operação de 42 apartamentos. Anos mais tarde foi ampliado e chegou a 72 apartamentos (hoje são 96). Naquele tempo a hotelaria regional era no máximo 10% do que é atualmente. O crescimento constante do fluxo turístico exigiu também o crescimento da oferta de hospedagem. Em 2000 foi adquirida uma área na Avenida das Hortênsias para criar o Laghetto Viale, que em 2005 foi vendido para o Sesc.
Os planos de expansão foram concretizados em 2007, quando a Laghetto iniciou sua trajetória de administração de empreendimentos hoteleiros, a primeira experiência foi com o Toscana, depois, em 2009, assumiu o Siena, e em 2011 rompeu as fronteiras de Gramado e assumiu um hotel em Bento Gonçalves. Em 2013 chegou a Porto Alegre e em 2014 iniciou com bandeira de luxo.
Atualmente está construindo o Vilagio Canela e o Bento Riserva dos Vinhedos que será de alto luxo. Em Gramado está tirando do papel dois projetos, um ali na Garibaldi onde era a Apae e outro perto da Prefeitura. Além de um empreendimento junto ao aeroporto Salgado Filho.
Hoje a rede conta com cerca de 1.100 colaboradores. Ronald Spieker, que é filho de um dos fundadores e leva o nome do pai, destaca que a cultura do reconhecimento da equipe é fundamental para o desenvolvimento e evolução da marca, especialmente diante de um ambiente tão competitivo como o do cenário hoteleiro.
Ele reconhece que o crescimento da Laghetto, especialmente após colocar em prática os planos de expansão, são acima da média e enfatiza: “a qualificação dos produtos é um grande diferencial”.
Hoje a maior fatia da movimentação de hospedagem tem origem particular, que procura a Laghetto pelos canais digitais. Este índice representa 50%. Os demais hóspedes chegam por outros meios, sendo que 30% é via operadoras de viagens. Nos sites especializados em viagens, como o TripAdvisor e Booking, a Laghetto pontua com ótimas avaliações e posicionamento.
BOOKING – A plataforma possui seu ranking e pontuação de melhores hotéis e resorts, baseado nas avaliações dos viajantes que utilizam o site, reservas efetuadas pela plataforma e números de cancelamentos por esta. O primeiro lugar no Top 15 de melhores hotéis multipropriedade neste ano é o recém lançado Hotel Laghetto Chateau.
Hotéis da rede
Laghetto Gramado (o 1º)
Laghetto Fratello
Laghetto Pedras Altas
Laghetto Siena
Laghetto Viale
Laghetto Premio
Laghetto Stilo Borges
Laghetto Stilo Centro
Laghetto Stilo Vita
Laghetto Toscana
Laghetto Chateau
Golden Gramado Resort
Laghetto Canela
Laghetto Viverone Canela
Laghetto Viverone Bento
Laghetto Viverone Estação (Bento)
Laghetto Viverone Moinhos (POA)
Laghetto Stilo Higienópolis (POA)
Laghetto Viverone Rio Grande
Laghetto Stilo Barra Rio
Laghetto Stilo São Paulo
