A venda de produtos seguirá proibida (Foto Bárbara Salvatti, Divulgação/Banco de Dados)
Atendendo a pedido formalizado pelo Sindilojas Regional Bento e Câmara de Dirigentes Lojistas, no sábado (11), o prefeito Guilherme Pasin flexibilizou a retomada gradual de estabelecimentos comerciais e de serviços de Bento Gonçalves. A partir desta terça-feira (14) será permitido receber o pagamento de títulos decorrentes de vendas já realizadas nas modalidades de crediário, carnês, talões e outros títulos semelhantes de cobrança. Todo estabelecimento deverá atender um cliente por vez no interior da loja, além de seguir todo o protocolo já convencionado de higiene e prevenção ao coronavírus.
As lojas devem trabalhar em regime fechado, somente com atendimento por agendamento ou presencialmente cadenciado, com um cliente sendo um por vez ou por estação de atendimento. Também deverão ser adotados sistemas de escalas, de revezamento de turnos e de alterações de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de seus funcionários. Outra medida recomendada é o uso de senhas ou outro sistema eficaz para evitar filas ou aglomerações.
Segundo o prefeito, o objetivo é retomar as atividades de forma gradual, com todas as condições de higienização e preservação da saúde. "Estamos analisando os dados técnicos, científicos e da Secretaria da Saúde, monitorando cada situação para que possamos tomar as decisões tendo em vista a saúde da população”, destacou. No Informativo Epidemiológico desta segunda (13) não foi alterado o número de casos confirmados, que se mantém em 16, dos quais sete estão curados.