InícioNotíciasEconomiaIntenção de consumo das famílias cai pela terceira vez

Intenção de consumo das famílias cai pela terceira vez

Tempo de leitura: < 1 minuto

Julho registrou a terceira variação negativa consecutiva na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira (30). O índice deste mês foi de 89,4 pontos, recuo de 0,7% em comparação a junho. Na média dos 12 meses, houve aumento do indicador, alcançando 86,8 pontos. Embora esteja em patamar pessimista, quando comparado a julho do ano passado, o ICF apresentou alta de 20,7%, que ocorre em virtude da base de cálculo extremamente deprimida.
Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a postura das famílias deve se manter cautelosa enquanto a expectativa de recuperação econômica não se confirmar. “Com um mercado de trabalho enfraquecido e recuperando-se lentamente, a intenção de consumo deve permanecer indicando moderação na decisão de compra dos gaúchos”, comenta.
Apenas dois subindicadores se mantêm acima dos 100 pontos (neutralidade): situação do emprego (116,1 pontos) e da renda (101,2 pontos). Já o consumo atual e a perspectiva de consumo estão próximos dos 100 pontos, porém abaixo; acesso ao crédito, momento para bens duráveis e perspectiva profissional seguem em patamar pessimista. 
O indicador de situação do emprego teve variação negativa de 0,5% frente ao mês anterior, registrando 116,1 pontos. Em comparação a julho de 2018, foi verificada alta de 11,7%. Sobre a situação da renda atual, houve aumento de 17,9% em relação a julho de 2018, enquanto na margem foi registrada redução de 0,7%. Os resultados por faixa mostram que a variação negativa da margem foi puxada pelo resultado das famílias com renda superior a 10 salários mínimos, redução de 135,5 para 130,6 pontos. Entre as famílias com renda inferior a 10 salários mínimos, o indicador manteve-se praticamente estável, com 94,2 pontos.
O nível de consumo atual registrou 96,9 pontos, redução de 3,2% com relação a junho de 2019. Desta forma, o indicador retorna ao nível pessimista após nove meses acima dos 100 pontos. Em relação a julho de 2018, o aumento foi a 31,1%. Neste subindicador, a observação por faixa de renda mostra recuo em ambos os rendimentos: de 90,7 para 88,6 entre as famílias com renda inferior a 10 salários mínimos; e de 139,1 para 131,5 pontos acima desta faixa salarial.
O indicador que avalia a percepção em relação ao acesso ao crédito, por sua vez, avançou 3% na margem. Contudo, mesmo estando acima do patamar do mesmo período do ano anterior, o indicador registra 71,7 pontos, permanecendo distante da neutralidade e indicando a persistência da percepção de uma maior dificuldade na contratação de crédito pelas famílias.
Com relação ao consumo de bens duráveis, o indicador registrou 60,4 pontos, recuando 4,5% ante junho; em relação ao mesmo período do ano passado, houve alta de 11,4%. O indicador, que se mantém em patamar pessimista desde janeiro de 2015, aponta que as famílias, diante de uma percepção de acesso ao crédito dificultado, e com menor certeza em relação à renda futura, não sentem o momento como favorável para se comprometer com a compra desses bens.
O indicador de perspectiva profissional registrou 82 pontos, avanço de 14,7% com relação a julho de 2018 e de 3,4% em comparação a junho deste ano. Já a perspectiva de consumo registrou 97,2 pontos, recuando 2% na passagem mensal, indicando famílias mais cautelosas em relação à expectativa futura de consumo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido