A inovação foi destaque na fala das autoridades que participaram da cerimônia de abertura da 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. O presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, entidades promotoras da feira, Gilberto Porcello Petry, ressaltou que conhece a feira há muito tempo. “Sou testemunha dos resultados dessa iniciativa que começou há 28 anos, ainda quando o mundo era analógico. Essa edição marca um novo ciclo da Mercopar, agora já no mundo digital que vivemos neste século 21”, observou. Antes do início dos pronunciamentos, um robô posicionado à frente do palco saudou o público presente à abertura.
Petry afirmou que a dinâmica das empresas passou a exigir novas formas de pensar, conceber e modelar produtos e seus processos. Mas também fez referência ao fato de que as organizações precisam trabalhar com custo compatível, honrando seus compromissos, e gerando lucro. “Sem resultado, não cresce e quebra”, observou.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, disse que o evento não acontece em Caxias do Sul por acaso. “Essa feira nasceu como subcontratação industrial e agora é um espaço de inovação. Ela é um exemplo a ser seguido no Brasil. Agosto foi o melhor mês em cinco anos para o emprego e o melhor desempenho da indústria. O desenvolvimento industrial voltou”, assinalou Quick.
O representante do Sebrae acrescentou que, após longa e grave crise, o Brasil mostra que escolheu alcançar ser uma Nação desenvolvida. Para isto, defendeu que o empresário seja um cidadão mais participativo.
Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, o Estado colocou a inovação como o centro da sua economia. “Essa região está mostrando que podemos dar mais um passo. Este é um ambiente propício para muita interação”, acrescenta.
A exposição abre à tarde, das 13h às 20h. Pela manhã são realizadas palestras, workshops e outras atividades. A próxima edição está confirmada para o período de 6 a 8 de outubro, em Caxias do Sul.
FIERGS e Estado lançam programas de incentivo
Após a abertura da Mercopar, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, lançou o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, promovido em parceria com o Sebrae, Sesi, Senai e IEL, com apoio Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. O objetivo é promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha.
Serão repassados de R$ 120 mil a R$ 480 mil por projeto nas áreas de atuação dos institutos do Senai, do Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais ou em linha de projeto transversal Sesi e Senai. Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi.
As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br. A divulgação da primeira chamada com os projetos aprovados será feita até o fim de dezembro.
Também foi lançado o programa Rede Indústria 4.0, que visa preparar as empresas para esta nova era de tecnologias. Segundo Petry, o entendimento desta novidade é vital para alavancar a produtividade, cada vez mais necessária para participar do mercado globalizado. “Precisamos, desde já, nos preparar para o futuro acordo com a Comunidade Europeia”, enfatizou. O secretário Luis Lamb também anunciou o lançamento do Inova RS para as regiões da Serra e das Hortênsias.
Bento adere ao Cidade Empreendedora
Bento Gonçalves está entre as 30 cidades gaúchas que participarão do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae neste ano, lançado nesta terça-feira, durante a 28ª edição da
Mercopar. A iniciativa do Sebrae visa integrar a gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades para estimular a economia local e desenvolver os municípios. O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.
O prefeito Guilherme Pasin destacou que o programa Cidade Empreendedora traz um novo olhar para o empreendedorismo. "Este ato marca o início de um programa que será um importante impulsionador do desenvolvimento econômico local ao fomentar o empreendedorismo".