Com a estabilização e redução de alguns dados envolvendo o coronavírus no Rio Grande do Sul e após diálogo com representantes setoriais, o governador Eduardo Leite anunciou, na transmissão virtual para atualização do enfrentamento à pandemia desta quinta-feira (17), a liberação, com restrições, de eventos corporativos. Os protocolos deverão ser publicados em decreto entre segunda (21) e terça-feira (22).
Em um primeiro momento, devem ser permitidas apenas feiras e exposições corporativas e comerciais; seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras e similares; reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos. “Para todas deverão ser observados rigorosos protocolos, como limitação de pessoas e distanciamento entre elas, sistema de renovação do ar, cuidados na entrada e na saída, uso da máscara e de medidas constantes de higienização. Eventos sociais e comemorativos não serão permitidos nesse primeiro protocolo, mantendo a proibição para, por exemplo, festas de 15 anos e casamentos”, explicou.
Atividades esportivas que envolvem serviços de educação física, clubes sociais esportivos, clubes de futebol, competições esportivas e outros serviços estão liberadas em municípios com bandeira laranja há pelo menos duas semanas consecutivas e amarela no modelo do Distanciamento Controlado. A liberação consta no decreto estadual publicado na segunda (14). Para a realização dessas atividades, é necessário observar as restrições descritas no decreto relativas à pandemia, bem como a Nota Informativa 18 da Secretaria da Saúde.