Após três semanas seguidas com severas restrições para funcionamento de atividades produtivas, a Região da Serra terá alívio até a próxima segunda (10), com a migração para a bandeira laranja, com classificação de médio risco no modelo de distanciamento controlado do governo. Nesta segunda (3), foi anunciado o mapa definitivo, que mantém seis regiões em bandeira vermelha: Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas e Passo Fundo. As 14 demais estão com bandeira laranja.
Durante o anúncio, o governador Eduardo Leite lembrou que o governo e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estão em processo de discussão de um processo de cogestão do modelo, que confira maior autonomia aos prefeitos. Uma reunião entre as partes está marcada para esta terça-feira (4).
Segundo avaliação do Estado, a região que tem Caxias do Sul como referência apresentou melhoria expressiva e alcançou estabilização, embora ainda em patamar elevado. O número de hospitalizações não aumentou e houve pequena redução de hospitalizações em unidades de terapia intensiva. A ocorrência de óbitos também não apresentou crescimento expressivo, abaixo de 10, e a relação entre casos ativos e recuperados diminuiu.
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, espera que o momento seja de estabilização da pandemia, alegando que o comércio já acumulou muitas perdas. “Com o Dia dos Pais, esperamos recuperação nas vendas”, declarou.
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Ivanir Gasparin, afirmou que a bandeira laranja para a semana de 4 a 10 de agosto dá um certo alívio. Mas ponderou que continua preocupado com o abre e fecha do comércio e das empresas de serviços. Ele disse diz estar otimista com os resultados da reunião marcada para esta terça-feira (4) entre o Comitê de Crise do governo estadual e a Federação de Associações das Associações de Municípios do RS (Famurs) que discutirá mudanças no plano de distanciamento controlado. “Desde o início, a CIC Caxias se posiciona favoravelmente ao distanciamento social e ao comportamento consciente da população como medida para conter o avanço da doença, mas entende que saúde e economia são os dois lados da mesma moeda e igualmente prioridades neste momento crucial na vida de imensa parcela de gaúchos, especialmente daqueles que perderam o emprego ou que fecharam suas empresas. Economia significa salário e pão na mesa do empresário e do trabalhador”, assegurou.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) comemorou, de forma cautelosa, o retorno da região à classificação de bandeira laranja. O presidente Renato S. Corso analisa que a decisão é um respiro para a economia, mas reforça que é preciso redobrar a atenção para que as medidas sejam mantidas nas próximas rodadas de avaliação. “Mesmo com redução parcial no atendimento, é um alento para dar continuidade aos negócios, especialmente nesta semana em que estamos às vésperas do Dia dos Pais. A prioridade é mantermos as empresas abertas, com todos os cuidados que temos tomado. Entretanto, esperamos que o governo do Estado faça, urgentemente, um aperfeiçoamento no modelo de distanciamento controlado, tornando-o mais equilibrado com todos os setores da economia”, resume.
A CDL Caxias do Sul defende, ainda, a retomada gradual das atividades dos demais setores, especialmente os que estão fechados desde março. “Entendemos que todas as atividades precisam ser retomadas, mesmo que de forma gradual, como é o caso dos profissionais de eventos e das escolas infantis”, citou.