O Laboratório de Referência Enológica (Laren), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está retomando a partir deste mês as atividades de análise de prestação de serviços de vinhos e derivados da uva e do vinho. Credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possui estrutura completa com equipamentos de análise, controle e fiscalização em vinhos e derivados.
O Laren é o laboratório oficial para análises de vinhos e derivados da uva e do vinho no país. E a referência para demais países do Mercosul nestas análises. É o único laboratório credenciado que realiza as análises isotópicas, que verifica se o açúcar oriundo do produto vem da uva ou se há adição de água em vinhos, prática proibida no Brasil. “O laboratório analisa amostras de fiscalização oriundas de ações fiscais da Seapdr e do Mapa, realiza prestação de serviço às empresas que visam ao controle da qualidade dos seus produtos, e emite certificados de rótulos para exportação”, afirma a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr, Fabíola Boscaini Lopes.
O prazo para realização das análises e emissão de certificados é de 15 dias úteis. O custo varia de R$ 40 as análises básicas até R$ 600, no caso de importação. O Laren foi inaugurado em dezembro de 2001 e estava com atividades paralisadas desde 2019, quando encerrou o convênio do Instituto Brasileiro do Vinho com o Estado. Agora, passa a ser mantido com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura, que recebe recursos públicos e privados.