InícioEconomiaGramado e CanelaGestão de Márcio Jung transforma Fenac na maior promotora de eventos com...

Gestão de Márcio Jung transforma Fenac na maior promotora de eventos com pavilhões próprios

Tempo de leitura: < 1 minuto

ESTADO – Chegou ao fim ontem, segunda-feira (30) a gestão de Márcio Jung frente à presidência da Fenac Experiências Conectam, promotora e centro de eventos de Novo Hamburgo. Desde que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2017, Jung promoveu uma verdadeira reestruturação na forma de gerir e operar o centro de eventos. Com foco em profissionalização da administração, inovação estratégica e melhoria contínua da infraestrutura, a Fenac consolidou-se como o maior e mais ativo centro de eventos do Rio Grande do Sul, e um dos principais do país.

 “Hoje, a Fenac não apenas movimenta a economia de Novo Hamburgo, mas impacta diretamente o turismo e o setor produtivo de todo o Sul do país, com um calendário de eventos próprios e sediados que atraem visitantes de vários estados e países”, avalia Jung

Gestão baseada em estratégia, exemplo e resultados

Logo no primeiro ano da gestão, Jung liderou um diagnóstico completo da instituição, com readequação de custos, aumento do caixa e reorganização de processos internos. A Fenac passou a operar com foco em resultados e em inteligência de negócios, profissionalizando a equipe e implementando um pensamento estratégico. Essa reestruturação administrativa permitiu à empresa lançar novas feiras e ampliar sua atuação.

Dentro da política de responsabilidade fiscal adotada pela gestão, a cultura de economicidade teve como base o exemplo pessoal. O diretor-presidente abriu mão de benefícios históricos do cargo, como carro oficial com motorista, veículo este que foi leiloado junto com outros bens inservíveis da Fenac.

“Acreditamos que a mudança começa pelo exemplo. Utilizei meu carro, computador e celular particulares durante toda a gestão, sem qualquer tipo de ressarcimento. E mais do que isso: abrimos mão de toda estrutura de conforto desnecessária. Inclusive, os móveis da presidência foram leiloados, permanecendo apenas com a mesa de trabalho, cadeira e uma mesa de reuniões simples. Tudo isso foi importante para mostrar que estávamos comprometidos com a Fenac”, destaca Jung.

Entre os frutos dessa nova abordagem está a criação de duas novas feiras profissionais: a Sulserve e a Reparasul, que ocorreram pela primeira vez em 2018, buscando movimentar a economia local e atender a tendência de regionalização desse tipo de evento.

Em 2019, a Fenac deu um passo importante ao adquirir a Feipet, principal feira de negócios pet do Sul do Brasil, ampliando o número de eventos próprios em seu calendário anual. A Fenac ainda se associou à ExpoRaiz para realizar, em 2025, a maior feira em metragem do centro de eventos, com mais de 53 mil m² ocupados.

“Estabelecemos um novo modelo de negócios, baseado em uma estratégia de fornecimento de serviço e colaboração com outras promotoras, para realizar grandes feiras na Fenac”, detalha Jung.

Com isso, atualmente, a Fenac promove seis feiras profissionais, sendo elas: a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes; a Sulserve – Feira de Panificação, Food Service e Hotelaria; a Feipet – Feira de Negócios para Animais de Estimação; a Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar; a Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva; e a Feira Nacional dos Campistas Raiz – ExpoRaiz. Já na área de entretenimento, a Fenac realiza duas edições anuais da Loucura por Sapatos, em paralelo a duas do Festival de Cervejas Artesanais.

Investimentos contínuos na infraestrutura

A modernização da infraestrutura também foi uma marca da gestão Jung. Ao longo dos anos, a Fenac investiu recursos próprios em melhorias como: substituição dos telhados dos pavilhões 5 e 6, readequação de sistemas elétricos e de refrigeração, pintura dos prédios manutenção de condicionadores de ar, captação pluvial, licenciamento ambiental e regularização documental, incluindo o PPCI.

A gestão ainda realizou a reforma dos banheiros, reforma de calçadas e cercamento, instalação de tubulação de ar para praça de alimentação e instalação de escadas rolantes, ampliando a acessibilidade e o fluxo em eventos de grande porte. Outras ações destacadas incluem a reorganização, sinalização do estacionamento, melhorias no sistema de iluminação interno e externo, além da modernização do sistema de acesso com cancelas eletrônicas.

 Leilões ajudaram a financiar melhorias e reduzir custos

Dentro da política de gestão implantada na Fenac, uma das estratégias adotadas foi a realização de leilões de bens inservíveis, que ocorreram em 2020, 2021 e 2025. “Com o desfazimento desses bens, conseguimos angariar recursos importantes para investir em novas melhorias estruturais. Além disso, eliminamos custos administrativos com armazenamento e manutenção de itens obsoletos”, explica Jung.

Entre os itens leiloados estavam: veículos automotivos, veículo elétrico, telhas de alumínio, transformadores de força, sucatas eletrônicas, trator, betoneira, andaimes e sucatas, eletroeletrônicos, alumínio e ferro, além de ações e outros itens.

 Ampliação de espaços e serviços

Ao longo desse período, a Fenac deixou de ser apenas um centro de grandes feiras e passou a oferecer soluções completas para eventos sociais e corporativos. A construção do Salão Nobre, com 1.200 m² e capacidade para mais de 2 mil pessoas, e a reforma do Restaurante Panorâmico, para posterior licitação por concessão, exemplificam essa expansão. Além disso, a Fenac passou a locar diferentes ambientes como auditórios, jardins e áreas externas, atendendo eventos de diferentes portes e segmentos.

A partir de 2023, foi lançado um novo serviço de assessoria e operacionalização de eventos de terceiros. A Fenac passou a aplicar sua expertise em feiras completas – da montagem à limpeza – em eventos externos, inaugurando uma nova frente de negócios. Além da ExpoRaiz, o Delly’s Food Show e o Solar Z Summit também foram realizados seguindo esse modelo.

Resiliência e protagonismo em tempos de desafios

Entre 2017 e 2024, a Fenac enfrentou importantes desafios. Além de arcar com passivos trabalhistas e tributários herdados, a empresa sofreu os fortes impactos da pandemia de Covid-19, com o cancelamento de eventos, queda de faturamento e aumento da inadimplência. Como alternativa, foram realizados eventos híbridos e digitais, que mantiveram a conexão com o mercado, mas sem o mesmo retorno financeiro. Em 2021, os pavilhões da Fenac se tornaram ponto de vacinação contra a Covid-19, mostrando o papel social da instituição.

Com a retomada gradual em 2022, a Fenac iniciou um processo de reequilíbrio financeiro e passou a investir na valorização do patrimônio e na ampliação da receita. No entanto, em maio de 2024, a histórica enchente assolou o Rio Grande do Sul. Novamente, a empresa voltou a ser destaque pela solidariedade, transformando seus pavilhões em abrigo e centro de doações, acolhendo até 3.800 pessoas simultaneamente. Durante dois meses, a Fenac cedeu seus pavilhões à comunidade, paralisando suas atividades, e, após a desocupação, ainda foi necessário um período de recuperação estrutural.

 “Vivemos um dos períodos mais desafiadores da história da Fenac, com pandemia, enchentes e prejuízos herdados que exigiram decisões firmes e muita responsabilidade. Mas também foi um período que revelou a força da nossa equipe, da nossa gestão e da nossa missão junto à comunidade. A resiliência foi o que nos manteve em pé. Hoje, mais do que nunca, a Fenac está pronta para seguir crescendo, com equilíbrio financeiro, estrutura renovada e o compromisso de sempre servir Novo Hamburgo e o Rio Grande do Sul”, define Jung.

Sobre a Fenac

É uma sociedade de economia mista e tem como atividade principal sediar e promover eventos de diferentes portes e setores, com o objetivo de gerar negócios e movimentar a economia regional, estadual e nacional. Com uma equipe qualificada, a Fenac conta com experiência tanto na locação dos pavilhões quanto na promoção de eventos. Localizado de forma estratégica em Novo Hamburgo, o centro de eventos fica na região metropolitana de Porto Alegre/RS, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires. São 36.399 m² de área construída, mais de 30 mil m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros. A Fenac ainda é a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido