REGIÃO – A decisão de abrir ou não o comércio, tanto em Gramado quanto em Canela, está nas mãos dos prefeitos Constantino Orsolin e João Alfredo Bertolucci. O Governador do Estado, Eduardo Leite, prorrogou as restrições ao comércio nas regiões metropolitanas da Capital e da Serra, o que não inclui a Região das Hortênsias. Em live na tarde desta quarta-feira (15), o governador afirmou que nos demais locais do Estado a decisão seria dos prefeitos, conforme a situação de cada município.
CANELA – O prefeito Constantino Orsolin prorrogou o decreto municipal nº 8.719, de 1º de abril de 2020, por mais 48 horas, pelo fato de o novo decreto estadual, ainda não ter sido publicado no Diário Oficial.
Nesta sexta-feira, após a publicação do decreto estadual no Diário Oficial do Estado, o prefeito Constantino participa de uma videoconferência com os prefeitos da Associação dos Municípios de Turismo da região para definir ações em conjunto. Em seguida, deve reunir seu grupo de trabalho, também por videoconferência, para avaliar as medidas que serão adotadas em Canela.
GRAMADO – A Prefeitura aguarda a publicação oficial do decreto do governador Eduardo Leite para conhecer toda a extensão das medidas previstas pelo Estado neste documento. “Estamos em vigília permanente, tanto é que hoje à tarde estivemos reunidos com representantes das entidades da região e em contato frequente com o presidente da Associação dos Municípios da Serra, para conhecermos os termos do decreto e tomar as nossas decisões sem ferir a hierarquia da norma legal. Estamos aguardando a publicação do decreto estadual porque ele tem prevalência em relação à norma municipal”, afirmou o prefeito João Alfredo Bertolucci.
REGIÃO METROPOLITANA DA SERRA – Canela e Gramado não fazem parte da região. A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi criada pela Lei Complementar nº 14.293 de agosto de 2013, sendo constituída pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira.